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Frutas imbatíveis que não podem faltar na sua dieta

Conheça as principais substâncias e os benefícios para o organismo


O consumo de frutas é ideal para uma alimentação equilibrada, quanto maior a variedade, mas nutrientes e vitaminas serão utilizados pelo organismo. Cores diferentes garantem maior quantidade de uma substância chamada de fitoquímicos, elemento essencial para a saúde.



Dentre as propriedades encontradas nas frutas, cada uma é responsável por determinado efeito ao organismo, o que torna o consumo de algumas mais importantes durante o dia a dia. De acordo com especialistas o ideal é consumir de três a cinco porções ao dia para garantir uma absorção equilibrada de nutrientes e fibras. O importante para proporcionar uma dieta rica e saudável é selecionar algumas das frutas mais importantes através de escolhas certas.



 



Confira algumas frutas que não podem faltar no seu cardápio:



 



Maçã para reduzir a fome e a sensação de inchaço



 



Especialistas explicam que todas as frutas são essenciais para diminuir a gordura, entretanto, algumas além de reduzir o mau colesterol, também contribuem para a saciedade, como exemplo a maça.



Uma das vantagens oferecidas pela maçã é a presença da pectina, uma espécie de fibra responsável por retirar a gordura do organismo. Especialistas alertam que o ideal é consumir a fruta com a casca, pois a película é a principal responsável por ficar mais tempo no estômago e agilizar o processo da retirada de gordura. A quantidade de potássio encontrada na maçã também é considerável, o nutriente é eficaz para retirada de sódio do organismo e com isso diminui a sensação de inchaço.



 



Abacate: fruta ideal para redução do colesterol



 



O abacate é rico em gordura monoinsaturada, a benéfica ao organismo, responsável por proteger os vasos sanguíneos e o coração contra doenças cardiovasculares, tromboses, e entupimento das veias. Especialistas alertam somente quanto ao valor calórico da fruta, e indicam o consumo de no máximo uma colher de sopa ao dia.



 



Banana: benéfica para combater a azia



 



A banana possui substâncias essenciais para a proteção das paredes do estômago, o que previne a aparição de gastrite e azia. Estudos realizados através da fruta indicam que o alimento possui uma substância chamada de flavoneoide, responsável pela prevenção de úlceras estomacais. Especialistas alertam somente quanto ao tipo de banana, a nanica, por exemplo, é rica em ácido e não é indicada para pessoas que sofrem de gastrite.



 



Limão para quem tem diabetes



 



A fruta é rica em ácido nicotínico, responsável por proteger as artérias e problemas cardiovasculares. O alimento também é responsável por diminuir a viscosidade do sangue e prevenir contra doenças como trombose.



 



Uva para retardar o envelhecimento das células



 



As frutas de cores vermelhas são as mais ricas em antioxidantes, são responsáveis por combater os radicais livres e com isso previnem o envelhecimento celular. De acordo com especialistas os antioxidantes presentes na casca e nas sementes são até 20 vezes maiores do que na vitamina C.