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Ômega 3: a gordura aliada da boa saúde

"Gorduras boas" trazem benefícios para o funcionamento do organismo


Ao contrário do que muitos pensam, nem toda a gordura traz malefícios a saúde. O Ômega 3 é um ácido graxo poli-insaturados, também conhecido como “gordura boa”, pois é essencial para o bom funcionamento do organismo como um todo.



O Ômega 3 é considerado essencial, ou seja, não é produzido pelo organismo, sendo obtido por meio da alimentação ou suplementação, sendo encontrado em forma de cápsulas.



Ômega 3 – Benefícios:



Bom para o coração: O ômega previne o infarto, o risco de derrame e evita a aterosclerose, prevenindo doenças cardiovasculares. Sua ação reduz a atividade das plaquetas sanguíneas, evitando os coágulos. Além disso, o ômega 3 reduz os níveis de triglicerídeos, um tipo de gordura que é nociva para o sistema cardiovascular.



Controla o colesterol: Esse tipo de “gordura boa” aumenta os níveis de HDL no sangue, também conhecido como o “bom colesterol”, o que favorece a redução do LDL (colesterol ruim).



Regula a pressão: O ômega 3 previne o acumulo de gorduras nas paredes das artérias, o que previne a hipertensão, garantindo o fluxo sanguíneo para o coração.



Bom para o cérebro: A gordura melhora o desempenho do cérebro, favorecendo o raciocínio e memória. O ômega 3 age na formação da bainha de mielina, que compõe os neurônios, sendo benéfico para o desempenho cognitivo e a comunicação entre as células cerebrais.



Bom para a visão: Estudos mostram que o consumo de ômega 3 previne a degeneração da mácula, parte da retina responsável pela visão de detalhes.



Reduz a inflamação: O ômega 3 é um excelente antiinflamatório, que inibe a ação de uma enzima responsável pelo processo inflamatório.



Alimentos ricos em Ômega 3:



O ácido graxo é encontrado naturalmente em peixes de águas frias e profundas como no salmão, sardinha, atum e bacalhau. O Ômega 3 também pode ser encontrado no óleo de canola e óleo de soja, em sementes como a linhaça e nozes e em algumas hortaliças como brócolis, rúcula e espinafre.