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Alimentação durante a gestação

A alimentação durante a gravidez deve ser cuidadosa. Conheça os alimentos mais indicados.



 

A gravidez é um momento sublime para qualquer mulher, e nessa fase, diferente do que dita a crendice popular, não se trata de “tudo pode” na alimentação, pelo contrário, é importante que hábitos saudáveis sejam implantados para garantir a saúde da mamãe e do bebê. Alguns alimentos são essenciais por conta dos nutrientes que oferecem ao corpo.

 

No momento da gestação diversas modificações ocorrem no corpo da mulher, principalmente de ordem hormonal, e por isso é tão importante pensar na alimentação como base para garantir uma gravidez plena e saudável.

 

Alguns alimentos são extremamente ricos e devem ser mais explorados em prol da saúde. O cálcio é fundamental, principalmente no começo da gestação, já que o feto está em fase de formação. O leite é o alimento mais citado, mas não é o único rico neste importante mineral. A soja, o queijo tofu, a sardinha, o brócolis etc., são alimentos com alto teor deste nutriente e que devem ser mais explorados na alimentação.

 

Verduras de cor verde-escura são importantes nessa fase, são ricas em vitaminas do complexo B, sendo o ácido fólico o nutriente encontrado em excesso. A couve, o espinafre, a famosa flor brócolis, o agrião etc., são alguns desses amigos verdes em prol de uma gestação saudável.

 

Os grãos, como é o caso do tradicional feijão devem ser explorados, o feijão é rico em ferro, a lentilha é uma leguminosa também indicada, o importante é ingerir com cautela, pois, o feijão é de difícil digestão e pode causar desconfortos como originar gases intestinais, portanto, é importante acrescentar ervas carminativas no preparo do alimento para facilitar a digestão como: orégano; manjericão; até mesmo algumas lascas da raiz de gengibre etc.

 

A carne vermelha é importante, a proteína presente na carne vermelha é a mais absorvida pelo organismo, mas se por estilo de vida a mamãe não comer carne, pode optar pela carne de soja, tofu, cottage, que possuem alto teor de proteínas.

 

Quando se fala em carboidratos muitos temem, logo pensam em massas e em ganhar peso. Mas carboidratos são essenciais, são eles que conferem energia ao corpo para as atividades diárias, a preferência deve ser por carboidratos complexos, aqueles que em sua fórmula são integrais.

 

Mamães não descuidem da dieta!