A importância de viver os dias com bom humor


Viver bem-humorado evita doenças a traz mais qualidade de vida

Diversos estudos científicos já comprovaram que pessoas que levam a vida com bom humor estão mais propensas a uma vida saudável. Principalmente problemas cardiovasculares são prevenidos quando se leva uma vida mais leve.

Pessoas que vivem constantemente preocupadas, que costumam encarar as situações com pessimismo, que costumam ficar mais tristes ou até mesmo que estejam com a doença da depressão, estão mais propensas a desenvolver diversos tipos de doenças.

Obviamente que não dá para ser feliz todos os dias ou impedir a picada do bichinho do estresse (risos), mas é possível se autocontrolar em diversos momentos e assim, é possível ganhar em saúde também.

A tristeza por si só é um fator essencial para a vida em sociedade, os momentos de tristeza ou estresse levam o ser humano à repensar as próprias ações, a encontrar respostas, a encontrar um caminho. Mas é importante que haja equilíbrio entre a tristeza e a alegria.

Quando o indivíduo está bem-humorado consequentemente se sente mais motivado a conquistar objetivos, mas o mau-humor é um estado emocional muito mais fácil de ser conquistado, em um mundo movido a pressões, estresse, que submete a maioria das pessoas a fazer o que não gostam ou não querem pelo simples fator da sobrevivência, já é o suficiente para levar ao mau-humor não é mesmo?

A maioria das pessoas assume que tem ansiedade, e a ansiedade é um dos caminhos mais curtos que levam a preocupações e ao mau-humor, muitos costumam se preocupar com aquilo que nem sequer aconteceu e nem sabem se será bom ou ruim. 

Os hormônios neurotransmissores também desempenham seu papel sobre o comportamento humano, de um lado há os hormônios aliados da sensação de bem-estar (endorfinas, serotonina, entre outros) de outro, os hormônios responsáveis pelo estado de atenção, mas que também podem conduzir ao mau humor, como é o caso da adrenalina.

A prática de atividades físicas moderadas auxilia na produção de endorfinas no cérebro, que leva à sensação de bem-estar e auxilia até mesmo na conquista de noites de sono mais tranquilas. Por isso, vale se exercitar com frequência e sentir os benefícios, inclusive sobre o humor.

Alimentos ricos em triptofano também devem ser explorados na dieta, esse aminoácido quando ingerido se transforma em serotonina. Essa substância pode ser encontrada no chocolate amargo, na maioria das frutas cítricas, na banana, nas sementes oleaginosas, nas verduras de folhas verde-escuras, entre outros.

E não se pode deixar de considerar o esforço pessoal para não cultivar emoções negativas, procure não se preocupar com antecipação, procure se alimentar de maneira saudável e viver um dia de cada vez, assim seu humor melhora, sua saúde é beneficiada e as pessoas ao seu redor também se sentirão melhor na sua presença.

 

Daiana Barasa