Vitaminas e alimentos para ativar a saúde cerebral


Consumir fontes de antioxidantes é o primeiro passo para manter a mente alerta

O cérebro é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, sendo responsável por emitir mensagens para todo o organismo. Uma mente cansada e indisposta acarreta em diversas dificuldades no dia em nossa realização de tarefas. Para cuidar deste importante órgão é primordial obtermos o conhecimento de uma substância denominada de fisetina responsável por atuar no desempenho da memória e ativar a ligação entre os hormônios.

Alguns alimentos são ricos em fisetina e não podem faltar na sua dieta, como: espinafre, cebola, maçã, pêssego, kiwi, entre outros. Vamos apontar alguns nutrientes importantes para preservar a saúde deste amigo chamado cérebro. Acompanhe:

Vitaminas para saúde do cérebro

Vitamina C

Os antioxidantes não podem estar de fora quando tratamos de saúde cerebral. Essa vitamina é de extrema importância no combate às doenças degenerativas que atingem o órgão, como exemplo o Alzheimer. Boas fontes de antioxidantes: laranja, folhas verde-escuras, acerola, entre outros.

Ômega-3

Essa vitamina possui a função de também proteger o cérebro contra desgastes. Rico no importante antioxidante é essencial na preservação da saúde cerebral. O ômega-3 age no combate a morte dos neurônios, além de possuir no organismo ação anti-inflamatória. Alguns exemplos de ômega-3 são: salmão, azeite de oliva, linhaça, chia, aveia e sementes oleaginosas.

Vitamina E

Alimentos ricos em vitamina E são fontes importantes de antioxidantes, a substância primordial para saúde do cérebro. São fontes de vitamina E grãos, sementes e  óleos vegetais. Exemplos: azeite de oliva, castanhas, noz, cacau, etc.

Alimentos aliados do cérebro

Amora: fonte de antioxidantes e polifenóis  que auxiliam na comunicação entre os neurônios e retardam a degeneração do cérebro. A amora possui forte ação antiinflamatória, portanto é essencial para saúde dos importantes neurônios.

Café: o querido café consumido mundialmente é sim um excelente aliado do cérebro. Diversas pesquisas comprovam a eficiência do grão na prevenção às doenças degenerativas como a demência e o Alzheimer. Todos esses benefícios mais uma vez proporcionados pelos antioxidantes, vitamina que não pode faltar na alimentação saudável.

Maçã: A maçã possui uma substância chamada de quercetina, com ação antioxidante e responsável por proteger as células do cérebro no combate aos radicais livres. É importante 

Juliana Rodrigues