Vitamina C combate radicais livres e infecções


Reposição diária é necessária para manter os níveis ideais desta vitamina no organismo

Classificada como uma vitamina hidrossolúvel, a vitamina C (ou ácido ascórbico) é  essencial para a saúde. Entre os seus benefícios, estão o fortalecimento do sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo contra doenças; prevenção e cura do escorbuto; formação do colágeno e combate aos radicais livres. A falta desta vitamina causa perda de apetite, gripe e resfriados, tornando o organismo mais vulnerável à infecções. Entre os sintomas da falta de vitamina C estão a fadiga, letargia, cicatrização mais lenta, maior surgimento de infecções etc.

Como a maioria das vitaminas hidrossolúveis não pode ser armazenada, o ácido ascórbico precisa ser reposto todos os dias por meio de suplementos ou da alimentação. O excesso é eliminado do organismo através da urina.

Entre os alimentos ricos em vitamina C estão: laranja, tangerina, mexerica, limão, lima, mandarina, papaia, kiwi, morango, manga, espinafre, couve-flor, brócolis, couve-lombarda, batata e tomate. Fique atenta(o) ao preparo destes alimentos, pois o calor do cozimento ou a esterilização, tanto no fogão tradicional como microondas – leva a uma perda considerável de vitamina C. O mesmo cuidado é preciso ao armazenar os alimentos. O ideal é consumi-los sempre frescos.

Todos precisamos de vitamina C, mas há pessoas que estão mais sujeitas à perda desta vitamina. Daí a necessidade de estar sempre atenta(o) à sua reposição:

Pessoas sob forte estresse físico, que enfrentam uma infecção aguda, sofreram  queimaduras ou se recuperam de uma cirurgia. A vitamina C complementa o uso de medicamentos específicos e agiliza o processo de recuperação. Nestes casos, o uso de suplementos pode ser necessário.

Fumantes “queimam” as suas reservas de vitamina C mais rapidamente. Está comprovado que pessoas que fumam 20 cigarros por dia precisam 40% mais desta vitamina em comparação ao não fumantes.

Mulheres grávidas ou que estão amamentando precisam reforçar o sistema imunológico e alimentar-se adequadamente, pois o organismo está mais sujeito ao desgaste. Nestes casos, a vitamina C é vital. O mesmo vale para as mulheres que usam pílula anticoncepcional, pois estas influem no equilíbrio de determinadas vitaminas no organismo.

A vitamina C ajuda na absorção de ferro. É indicada a pessoas com anemia causada por deficiência de ferro, não apenas por uma alimentação deficiente neste mineral,  mas também pela dificuldade de alguns indivíduos em absorver adequadamente o ferro dos alimentos.

Antes, porém, de começar a consumir vitamina C por conta própria, visite o seu médico para uma avaliação adequada. Cuide da sua saúde.

Por: AgComunicado