Vitamina A na dieta


Conheça alguns dos alimentos mais ricos nesse nutriente

Quando se fala em vitamina A é natural que em primeiro momento se associe esse nutriente com a saúde dos olhos. Mas além de proteger a visão, a vitamina A possui outras importantes funções no organismo.

Esse nutriente é altamente antioxidante, previne a degeneração celular, o envelhecimento da pele e age como poderoso anti-inflamatório, prevenindo diversos tipos de infecções.

O consumo desse nutriente é importante para o desenvolvimento ósseo, ou seja, na gestação é essencial consumir vitamina A e crianças desde os seis meses de idade já devem ingerir esse nutriente na dieta.

O exagero no consumo da vitamina A pode desencadear problemas celulares, por isso, procurar o equilíbrio no consumo é fundamental.

Onde encontrar a vitamina A?

O fígado de boi concentra grande quantidade dessa vitamina e por mais que o sabor da carne não seja agradável para muitas pessoas, vale pensar no consumo considerando a riqueza nutricional.

O ovo de galinha também é excelente fonte de vitamina A, mas vale ressaltar que o consumo do ovo cozido é mais indicado do que na versão frita.

O agrião também é excelente fonte de vitamina A. Vale consumir a salada que além do nutriente é rica em fibras e auxilia inclusive, na melhora da circulação sanguínea.

A couve é também muito rica na vitamina. Sem falar que fica uma delícia tanto na versão refogada quanto na versão crua em salada.

O espinafre também concentra grande quantidade de vitamina A, para aproveitar o máximo das vitaminas presentes na hortaliça, cozinhe no vapor.

A cenoura é a mais conhecida fonte de vitamina A, vale aproveitar em sopas, saladas, cremes, mas para garantir o máximo da vitamina A prefira a versão crua do alimento.

A manga é rica em betacaroteno (vitamina A), sem contar que é uma delícia não é mesmo?

O mamão também é abundante nesse nutriente, é aquele alimento indispensável para começar o dia em um completo café da manhã.

E você já ouviu falar na riqueza em vitamina A presente no damasco? Sim, é uma das frutas mais ricas no nutriente. Seja na versão desidratada ou in natura vale consumir na dieta.

Se as pessoas repensassem a dieta diversos problemas de saúde poderiam ser prevenidos. A alimentação é o fator mais importante quando o assunto é prevenção de doenças, por isso, procure rever sua dieta. Se no dia a dia consome muitos alimentos industrializados, ricos em sódio e em gorduras, comece e substituir por alimentos naturais em versão saudável. Você perceberá a diferença tanto do ponto de vista da saúde quanto do ponto de vista estético.

 

 

 

Daiana Barasa