Veja as atitudes - além da dieta - que auxiliam a emagrecer!


Planejar a longo prazo, não se punir demais e passar longe das dietas milagrosas são fundamentais para a perda e manutenção do peso.

 
Planejar a longo prazo, não se punir demais e passar longe das dietas milagrosas são fundamentais para a perda e manutenção do peso. 
 
 
Emagrecer não depende só de mudanças no comportamento, como entrar na dieta e se matricular na academia. A conscientização e mudança de mentalidade são igualmente importantes para que a meta seja atingida e, principalmente, para que o resultado dure.
 
 
Para a nutricionista Roberta Stella, do Portal Dieta e Saúde, a mudança de atitude é o primeiro passo para a perda de peso e deve começar antes da dieta. “A forma como se vê e como se comporta durante o emagrecimento é tão importante quanto o tipo de alimentação que seguirá para eliminar peso. Pensar em mudar a alimentação para melhorar o hábito alimentar e não somente fazer uma dieta é uma boa maneira de garantir um emagrecimento saudável e conseguir manter o peso, evitando o sobe e desce do ponteiro da balança”, defende.
 
 
Segundo ela, as pessoas que pensam somente em eliminar peso, sem mudanças de atitudes, rapidamente podem conseguir emagrecer. “Entretanto, grandes expectativas, metas irreais e alimentação altamente restrita geram uma alta cobrança e podem levar a um baixo engajamento e, consequentemente, à desistência no meio do caminho. Ou ainda, a pessoa chega ao peso desejado, mas como não resolveu problemas comportamentais e emocionais relacionados aos alimentos, ganhará peso novamente”, explica.
 
 
Veja as atitudes que vão além da alimentação e que são essenciais para o emagrecimento saudável:
 
 
1. Planeje a longo prazo: “Não importa a quantidade de peso que deseja emagrecer, você deve pensar em uma eliminação de peso gradual. Trabalhe com a perda de meio a um quilo por semana”, recomenda Roberta. A especialista ressalta que, nas primeiras três semanas, a perda de peso normalmente é maior, já que há muito líquido sendo eliminado. “Esse é outro ponto para o qual as pessoas precisam se preparar: o emagrecimento tem altos e baixos, e elas precisam saber lidar com isso para não perderem a motivação”, orienta.
 
 
2. Tenha atitudes positivas: Pensamento positivo atrai atitudes corretas e estimulantes. Por isso, nada de desânimo ou de pensar que você não consegue. Tudo na vida exige uma postura firme e determinação.
 
Henrique Torres