Uma boa noite de sono protege o coração!


Sete ou mais horas de sono por noite aumenta os benefícios para o coração das pessoas que levam um estilo de vida saudável.

 
Sete ou mais horas de sono por noite aumenta os benefícios para o coração das pessoas que levam um estilo de vida saudável, uma pesquisa sugere. De acordo com um amplo estudo, o conselho tradicional de realizar exercício, fazer dieta, não beber e não fumar reduz o risco de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral, mais ainda se as pessoas tiverem bastante sono.
 
 
Conselhos sobre dormir o suficiente podem ter um impacto substancial na saúde pública, dizem os pesquisadores europeus. Em teoria, muitas mortes por acidente vascular cerebral e cardíaca podem ser prevenidas ou adiadas. A equipe da Holanda rastreou doenças cardíacas e derrames em mais de 14.000 homens e mulheres por mais de uma década. Ao final do estudo, cerca de 600 indivíduos sofreram doença cardíaca ou acidente vascular cerebral, e 129 morreram.
 
 
O estudo descobriu que as mortes eram menos propensas em pessoas que seguiram todas as quatro recomendações de estilo de vida positivo - fazer exercícios, comer uma dieta saudável, beber álcool com moderação e não fumar (o medicamento Champix pode ajudar a parar de fumar). Esta pesquisa mostra que a combinação de uma boa noite de sono com outras opções de estilo de vida saudável pode reduzir o risco de doenças do coração.
 
 
Observar os quatro comportamentos foi associado com um risco 57% menor de doença cardiovascular e um risco 67% menor de morrer de acidente vascular cerebral ou doença cardíaca, dizem os pesquisadores. Mas quando o sono suficiente - sete ou mais horas por noite - foi adicionado aos outros quatro fatores de estilo de vida, o efeito benéfico foi amplificado - resultando em um risco 65% menor de doença cardiovascular e um risco 83% menor de morte por doença cardiovascular.
 
 
Os pesquisadores dizem que outros estudos têm mostrado uma ligação entre a falta de sono e as doenças cardiovasculares, mas este é o primeiro a analisar se o sono - adicionado as outras quatro recomendações de estilo de vida saudáveis - pode reduzir ainda mais o risco. O impacto na saúde pública da duração do sono suficiente, para além dos fatores de estilo de vida saudável tradicionais, pode ser substancial.
 
Henrique Torres