Ter um bom sono durante o fim de semana pode melhorar a sensibilidade à insulina!


Veja como foi realizado o estudo!

 
Peter Liu, pesquisador do Angeles Biomedical Research Institute em Los Porto-UCLA Medical Center (LA BioMed), e colegas, estabeleceram um estudo para descobrir o que acontece com a sensibilidade à insulina em pessoas que costumam perder o sono durante a semana (por exemplo, por causa de seu trabalho ou estilo de vida ocupado), e “compensar” no fim de semana.
 
 
Seus resultados sugerem que isso pode ser muito bom, como Liu explica: "A boa notícia é que, ao estender as horas que eles dormem, homens adultos - que durante um longo período de tempo não dormem o suficiente durante a semana de trabalho - ainda podem melhorar a sensibilidade à insulina."
 
 
Para o estudo, Liu entrou em parceria com pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália. Eles recrutaram 19 homens não diabéticos com idade média de 29 anos, que relataram que não tinham dormido o suficiente durante a semana de trabalho por um número de anos (sendo a média de cerca de 6,2 horas de sono todas as noites durante a semana, durante uma média de 5,1 anos ).
 
 
No entanto, os homens disseram que regularmente “compensavam” o sono perdido no fim de semana, durante a qual, em média, eles dormiam em um extra de 2,3 horas por noite (um acréscimo de 37,4%). Para confirmar os horários de sono que relataram os dos homens, os pesquisadores pediram que eles usassem dispositivos em seus pulsos, que monitoravam quando eles estavam dormindo e quando eles estavam acordados.
 
 
Os pesquisadores, então, os convidaram a passar três noites, ao longo de dois fins de semana separados, em um laboratório de sono. Cada indivíduo foi atribuído aleatoriamente em dois dos três padrões de sono. Em um teste padrão, os homens dormiam há 10 horas sem distúrbios, em outro dormiam seis horas e, no terceiro padrão dormiam há 10 horas, mas foram perturbados por ruídos (não o suficiente para acordá-los, mas o suficiente para despertá-los para o sono superficial).
 
 
No quarto dia, na parte da manhã, os homens deram amostras de sangue em jejum para que os pesquisadores pudessem testar sua sensibilidade à insulina. Todos os homens comeram a mesma comida durante a sua estada no laboratório do sono, a fim de que a ingestão de alimentos pudesse ser descartada como um fator de influência, diz Liu.
 
 
Quando eles analisaram os resultados, a equipe encontrou que a sensibilidade à insulina foi muito melhor quando os homens dormiam 10 horas por noite, no fim de semana, em comparação com quando eles tinham a restrição do sono persistente (ou seja, só foram autorizados a dormir 6 horas por noite). 
 
 
Victoza é um medicamento indicado para auxiliar a controlar diabetes tipo 2, por meio da melhora de açucar no sangue, quando utilizado junto com uma dieta balanceado e com exercícios.
 
Henrique Torres