Temperaturas elevadas incomodam na hora de dormir


Confira dicas para dormir bem nas noites de calor

 O verão ainda não chegou, mas as altas temperaturas já são frequentes na maior parte do país. Em vários dias, o calor chega a incomodar na hora de dormir. Com o termômetro nas alturas, fica mais difícil atingirmos os níveis mais profundos de sono e o resultado disso são noites mal dormidas, nas quais acordamos diversas vezes para nos livrarmos dos lençóis e nos revirarmos na cama... para assim voltar a pegar no sono. 
 
Alternativamente, dormimos com o  ventilador ou ar condicionado ligado, o que pode trazer desconfortos respiratórios se utilizados com muita frequência. Para evitar desconfortos nas tão preciosas horas de descanso, vale lançar mão de algumas dicas que melhoram o ambiente, deixando o clima do quarto mais ameno:
 
• Antes de deitar-se, procure tomar um banho morno ou frio para diminuir a temperatura corporal;
• Ventilador e ar condicionado precisam de limpeza e manutenção frequentes. Para não atrapalhar o sono, precisam ser relativamente silenciosos;
•  No caso do ar refrigerado, evite deixar a temperatura muito baixa, para não se resfriar;
• Use roupas bem leves e frescas;
• Deixe os pés descobertos;
• Prefira roupas de cama de algodão e linho aos sintéticos, porque esquentam menos, e dispense o lençol de cima;
• Coloque uma bacia de água no quarto para umidificar o ar, ou utilize o umidificador elétrico;
• Evite bebidas quentes e coma frutas frescas antes de dormir;
• Travesseiros de látex natural podem ser mais agradáveis, além de serem laváveis;
• Deixe um copo ou garrafa de água próxima à cama caso sinta sede durante a noite.
•  Elimine fatores que possam levá-lo a ter insônia, como ver televisão até tarde, tomar café ou chá verde à noite, ou mesmo exercícios físicos perto da hora de dormir.
 
Algumas das dicas acima podem ajudá-lo a amenizar o incômodo do calor excessivo. Boas noites!  
 
Por: AgComunicado