Sem tempo para ir para a academia? Faça sessões curtas de exercício!


Você pode obter benefícios para a saúde de uma série de exercícios tão curtos quanto um ou dois minutos, assim como os benefícios de um único treino de 30 minutos.

 
Boa notícia para as pessoas ocupadas: você pode obter benefícios para a saúde de uma série de exercícios tão curtos quanto um ou dois minutos, assim como os benefícios de um único treino de 30 minutos, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Oregon State University e publicado no American Journal of Health Promotion.
 
 
"Nossos resultados sugerem que o envolvimento em uma abordagem de estilo de vida ativo, em comparação com uma abordagem de exercícios estruturados, pode ser tão benéfico para a melhoria de vários resultados de saúde", disse o principal autor, o Dr. Paul Loprinzi. "Encorajamos as pessoas a procurar oportunidades para estar ativas quando a opção está disponível. Por exemplo, ao invés de sentar enquanto fala ao telefone, use esta oportunidade para entrar em alguma atividade por passear ao redor enquanto fala".
 
 
O estudo foi realizado em uma amostra nacionalmente representativa de mais de 6.000 americanos adultos, aos quais foram atribuídos ao uso de acelerômetros para que os seus padrões de atividade diária pudessem ser medidos quantitativamente. Os pesquisadores dividiram os participantes entre aqueles que estavam ativos em sessões curtas ao longo do dia - às vezes por tão pouco tempo quanto um minuto ou dois - e aqueles que estavam ativos em tempos maiores, como, por meia hora ou mais.
 
 
Os participantes do grupo de "sessões curtas", em média, tinham menor pressão arterial, colesterol, circunferência da cintura, e as taxas de síndrome metabólica (um conjunto de sintomas associados com o risco de doença cardiovascular e diabetes, que pode ser tratado com o medicamento Victoza) do que os participantes que estavam no grupo de "sessões longas".
 
 
Não houve diferença significativa entre os grupos no índice de massa corporal, uma proporção calculada com base na altura e peso. Isso pode fornecer evidências de que o tamanho do corpo, por si só, não é a medida mais importante no cálculo de saúde em geral, o pesquisador Brad Cardinal, disse. "Há limitações inerentes ao IMC como uma medida substituta de gordura e de saúde em geral", disse ele. "As pessoas ainda podem ser magras e gordas."
 
 
Notavelmente, os pesquisadores descobriram que as pessoas que se exercitavam em sessões curtas eram significativamente mais propensas a realmente atingir a recomendação de 30 minutos de exercício por dia do que as pessoas que faziam "longos períodos". 43 por cento do grupo de sessões curtas cumpriram a meta, em comparação com menos de 10 por cento do grupo de sessões longas.
 
 
De acordo com o cardeal, um modelo de "estilo de vida ativo" do exercício é simplesmente mais útil do que um modelo baseado em treino. Não é apenas mais fácil de conseguir, mas mais fácil de fazer bem. "Esta é uma maneira mais natural para se exercer, só por andar mais e se movimentar um pouco mais", disse ele.
 
Henrique Torres