Se Acostumar a Acordar Cedo - Dormir Menos


Se você se forçar a sair da cama uma hora mais cedo todos os dias será que seu corpo eventualmente vai se acostumar a isso?

Você pode treinar-se para ter menos sono?
 
 
Margaret Thatcher fez isso. Assim também fez Salvador Dali. Eles passavam o dia com apenas algumas horas de sono. A questão é se você pode forçar-se a fazer o mesmo. Podemos perder um terço de nossas vidas dormindo – é como algumas pessoas veem. Quando não parece haver horas suficientes no dia, você anseia ser como a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, que dizia ter um sono de quatro horas apenas por noite, ou o artista Salvador Dali, que desperdiçou tão pouco tempo quanto possível adormecendo.
 
 
Há uma quantidade grande de variedade sobre o número de horas que nós gostamos de dormir. Como Jim Horne escreveu em Sleepfaring, 80% de nós gerenciam entre seis e nove horas por noite; os outros 20% de nós dormem mais ou menos do que isso. Mas como é fácil mudar sua programação regular? Se você se forçar a sair da cama uma hora mais cedo todos os dias será que seu corpo eventualmente vai se acostumar a isso? Infelizmente não.
 
 
Há uma abundância de evidências que a falta de sono tem um efeito adverso. Nós simplesmente não nos ajustamos a ele – em curto prazo reduz nossa concentração, e se a fata de sono é extrema, isso nos torna confusos e angustiados. Os efeitos em longo prazo são ainda mais preocupantes. Repetidamente dormir menos do que você precisa ao longo de décadas está associado com um risco aumentado de obesidade, diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Diabetes é uma doença que pode ser tratada com medicamentos como o Victoza.
 
Henrique Torres