Sal, açúcar, gorduras: reduza a quantidade no dia a dia


Algumas medidas auxiliam na redução desses nocivos alimentos

Algumas medidas auxiliam na redução desses nocivos alimentos

 
Aqueles que desejam ingressar em uma vida saudável devem ficar constantemente atentos a pequenos detalhes na dieta como tomar cuidado com a ingestão de gorduras, açúcar e sal.
 
Açúcar em excesso atua no ganho de peso e aumenta a produção dos radicais livres no organismo, responsáveis pela degeneração celular, pela incidência de doenças e até mesmo pelo envelhecimento da pele. Um copo de refrigerante de aproximadamente 300 ml equivale a aproximadamente dez colheres de sopa de açúcar, isso sem levar em consideração que dificilmente alguém toma apenas um copo de refrigerante. Alimentos como biscoitos recheados, chocolates, guloseimas em geral, entre outros, oferecem alto teor de açúcar, prejudicam a saúde e devem ser evitados.
 
Substituições saudáveis são fundamentais para agregar em saúde, o açúcar pode ser substituído pelo tradicional adoçante, e existem alguns alimentos que já contêm açúcar em sua fórmula e não precisam ser acrescidos de mais do prejudicial alimento.
 
O sal, conhecido tecnicamente como sódio, também é conhecido pelos riscos que oferece à saúde, o consumo em excesso faz com que o organismo retenha líquidos causando a desconfortável sensação de inchaço; problemas cardiovasculares podem ser desencadeados; aumenta o risco de infarto e representa um risco para a pressão arterial causando a hipertensão. A redução da quantidade de sal na dieta é fundamental para a melhora da qualidade de vida.
 
Uma dica importante para a substituição do nocivo alimento é investir na utilização de ervas, limão, manjericão, pimenta, condimentos desidratados, entre outros, para conferir sabor aos alimentos.
 
As gorduras em excesso são responsáveis pelo aumento da incidência de doenças cardíacas e pelos desequilíbrios do colesterol, pois aumentam as quantidades de LDL (mau colesterol) no sangue. Difícil é para muitas pessoas abandonar as frituras que tanto agradam o paladar, mas só a mudança de atitudes como, consumir frituras a cada duas semanas, por exemplo, já representaria um grande avanço em prol da saúde. O óleo não deve ser reaproveitado e uma dica valiosa para a alimentação diária é consumir os alimentos como carnes, frangos e peixes grelhados. 
 
Para aqueles que estão em dietas de emagrecimento, a variação de alimentos é essencial para que a disciplina na dieta seja mantida. Consumir os alimentos com conhecimento sobre nutrientes, benefícios à saúde é importante, assim como saber combinar grupos de alimentos de maneira que componham uma dieta equilibrada.
 
A redução na utilização do açúcar, sal e gorduras na alimentação já representa um grande avanço em prol de uma vida mais saudável, mais indicado seria se a dieta fosse orientada por um nutricionista a fim de indicar os tipos de alimentos recomendáveis de acordo com a necessidade individual.
 
Exercícios físicos são importantes para a conquista de uma vida saudável, começar com uma caminhada ou corrida leve, em muitos casos é o mais indicado. Introduza mais saúde à sua dieta!
 
 
 
 
Daiana Barasa