Riqueza nutricional na dieta vegetariana


COMPREENDA SOBRE OS BENEFÍCIOS DO VEGETARIANISMO À SAÚDE

De acordo com o artigo português Dieta vegetarina  − factos e contradições, o vegetarianismo é a realização de uma dieta predominantemente de origem vegetal e grande parte dos estudos epidemiológicos e clínicos sobre vegetarianos, classifica-os em “vegans” ou “vegetarianos puros”, lactovegetarianos ou ovolactovegetarianos. Os vegetarianos puros não ingerem alimentos de origem animal; os lactovegetarianos ingerem produtos lácteos e os ovolactovegetarianos consomem ovos, leite e derivados, eliminando qualquer produto de origem animal da dieta.

O mesmo artigo apresenta na conclusão que os benefícios de uma dieta vegetariana podem se estender à melhora de determinadas doenças como: hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes mellitus tipo 2, obesidade e problemas cardiovasculares.

Cada vez mais pessoas ao redor do mundo têm assumido o vegetarianismo como estilo de vida, mas muito se fala sobre problemas que podem surgir decorrentes principalmente da deficiência de ferro, de vitamina B12, de cálcio e proteínas. Mas seria possível manter a dieta equilibrada em nutrientes por meio da dieta vegetariana?

A nutricionista e especialista em Nutrição Clínica, Adriana Nunes, esclarece que o vegetariano consegue ingerir alimentos de origem vegetal que são boas fontes de cálcio, proteínas e ferro,  os alimentos que se destacam nesses nutrientes são os vegetais de coloração verdes escura e alguns grãos como é o caso da quinoa. Mas em relação à ingestão da vitamina B12, a especialista explica:

 

“A vitamina B12 já é um pouco mais complicada de ser obtida na dieta, pois seu grupo/ fonte são as carnes, mas no mercado já existem vários suplementos e alimentos enriquecidos com a vitamina B12 que devem ser ingeridos de duas a três vezes por dia, suprindo a necessidade diária desse nutriente.”

 

De acordo com o estudo Linha de orientação para uma alimentação vegetariana saudável, optar pelo estilo de vida vegetariano não quer dizer que logo de início, a pessoa será favorecida na saúde. Isso porque o ganho em saúde dependerá de escolhas alimentares adequadas e, de um estilo de vida saudável (como incluir a prática de atividades físicas no dia a dia). A pesquisa também destaca que uma dieta vegetariana, se mal planejada, com deficiência em importantes nutrientes, pode trazer inúmeros riscos à saúde.

A nutricionista alerta que a consulta com um especialista em Nutrição é fundamental para que a dieta vegetariana possa trazer apenas benefícios à saúde:

 

“É de suma importância procurar um profissional nutricionista para avaliar o cardápio do paciente, para orientar exames bioquímicos e, assim, verificar possíveis falhas na alimentação e tornar o cardápio equilibrado visando sempre a manutenção da saúde.”

 

Segundo a pesquisa Qualidade nutricional de dietas e estado nutricional de vegetarianos, a dieta vegetariana não é deficiente em nutrientes e seria apenas importante verificar frequentemente os níveis de cálcio, de vitamina B12, dentre outros nutrientes, na dieta. No demais, destaca-se que a dieta vegetariana equilibrada é importante para a prevenção de doenças crônicas não -transmissíveis.

A especialista explica que o vegetarianismo se constitui em um estilo de vida que traz bem-estar para quem pratica e que dentre os principais benefícios deste tipo de dieta estão:

 

“Maior facilidade de controlar o peso, diminui o risco de doenças coronarianas e controla os níveis de colesterol por conta do consumo em quantidade bem menor na dieta, o que também se relaciona com o fato da pessoa não consumir alimentos ricos em gorduras, principalmente a saturada encontrada em carnes e em embutidos.”

 

Se você já é adepto a um estilo de vida vegetariano, vale sempre verificar os níveis de nutrientes no organismo e se estiver pensando em aderir ao vegetarianismo, vale procurar um especialista em Nutrição, que indicará qual o melhor caminho, quais os alimentos que deverão compor a dieta, de maneira que não haja carências nutricionais. 

No demais, a dieta vegetariana consegue suprir as necessidades diárias de nutrientes do organismo humano, já em relação à vitamina B12, o especialista poderá indicar a melhor maneira de suprir as necessidades desse nutriente.


 

 

 

Adriana Nunes - Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica

Fanpage: www.facebook.com/www.adriananutricionista.com.br

 

 

 

 


Fontes

Dieta vegetarina  − factos e contradições.  Realizado por: Nelson Pedro: www.nutricaoemfoco.com.br/NetManager/documentos/dietas_vegetarianas.pdf

Linha de orientação para uma alimentação vegetariana saudável. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Realizado por: Sandra Cristina Gomes Silva; João Pedro Pinho; Cátia Borges; Cristina Teixeira Santos; Alejandro Santos; Pedro Graça: repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/80821/2/123855.pdf

Qualidade nutricional de dietas e estado nutricional de vegetarianos. Realizado por: Daniela Elias Goulart de Andrade Miranda; Adrielly Rodrigues Gomes; Jussara de Ávila Morais; Talita Carolina Tonetti; Helena Siqueira Vassimon: www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/4773/5167#.VwlUyaQrLIU

Daiana Barasa