Tenha refeições mais leves nesse verão, ganhe em saúde e emagreça


Conheça alguns alimentos que merecem ser mais explorados

Com as altas temperaturas alguns cuidados devem ser redobrados com a saúde, principalmente no que se refere à alimentação. Alimentos ricos em gorduras, em sódio e o excesso de açúcar podem colocar a saúde em risco, além de prejudicar a dieta se o intuito for o emagrecimento saudável.

Alguns alimentos merecem ser mais explorados, porque além de auxiliarem proporcionando sensação de saciedade, em sua maioria, possuem poucas calorias e se aliados a uma dieta equilibrada podem inclusive, ajudar no emagrecimento saudável.

O que comer nesse verão?

Invista no consumo das frutas ricas em água (melancia, melão e frutas cítricas), pois se tratam de alimentos ricos em fibras que ajudam o organismo a se sentir mais saciado por mais tempo e que possuem poucas calorias, ou seja, consumir esses alimentos também ajuda a perder peso. Aproveite os cereais na dieta diária, isso porque são ricos em fibras, produzem sensação de saciedade e isso te faz ter controle na dieta. Um cereal que merece ser mais consumido pela riqueza em fibras é a aveia, que além de saciar a fome faz com que parte das gorduras ingeridas na alimentação não sejam absorvidas pelo organismo.

Consumir ovos também ajuda a manter o controle da fome e do peso, isso porque se trata de um alimento com alto valor proteico e que precisa de um trabalho mais intenso do organismo para ser digerido, assim, aquele desejo por alimentos desnecessários é controlado.

Pães integrais devem ser mais frequentes no cardápio, principalmente no café da manhã, são alimentos ricos em fibras, fazem parte do grupo dos carboidratos complexos que exigem maior esforço do organismo para serem digeridos e assim, controlam a fome e o peso, o que é excelente.

Para o almoço, prefira a variedade de folhas na alimentação, invista no consumo da cenoura em tiras cruas, que exige esforço para mastigação e assim, a sensação de satisfação no momento da refeição surge mais rápido. O arroz integral por ser mais rico em fibras merece ser mais explorado; evite as frituras, prefira consumir as carnes magras e grelhadas, diminua a quantidade de sal e invista na quantidade de ervas aromáticas, que além de conferirem mais sabor à dieta, também possuem propriedades diuréticas, ou seja, ajudam a eliminar a sensação de inchaço, efeito contrário do sal (sódio).

Uma xícara de café, preferencialmente amargo após as principais refeições ajuda a processar no cérebro a informação de satisfação na refeição, essa ação impede, por exemplo, o desejo por sobremesas após as refeições.

Beba sempre muita água entre as refeições, os riscos de desidratação no verão são bem maiores, o mínimo recomendado ao dia é 4 litros. Consuma chás funcionais ao longo do dia, se o intuito é potencializar a dieta de emagrecimento (chá verde, chá vermelho, chá de hibisco, entre outros), são recomendados. Viva mais leve nesse verão, literalmente.

Daiana Barasa