Queijos importantes na dieta


Ricota, cottage e tofu, opções que conferem saúde á dieta

Aquela história de dieta insossa e sem graça cada vez mais tem caído por terra. Tudo é uma questão de hábitos e da arte de combinar alimentos. Por isso conheça alguns alimentos funcionais, saborosos e que podem compor uma alimentação rica em nutrientes, mas acima de tudo, deliciosa.

Queijos são deliciosos não é mesmo? Mas infelizmente em sua maioria são ricos em calorias e colocam em risco o sucesso da dieta. Mas há opções que oferecem muito em sabor com muito menos calorias. Um exemplo importante é do queijo tofu, alimento produzido à base de soja, água, é rico em proteínas e contém poucas calorias. Aqueles que são vegetarianos encontram no tofu uma importante fonte natural de proteínas. Importantes minerais também podem ser encontrados em sua composição, com ênfase no cálcio, fósforo e magnésio, este último é importante inclusive, para prevenir a ansiedade e irritabilidade que faz com que tantas pessoas percam o foco na dieta. O tofu pode ser aproveitado em receitas doces e salgadas, fica uma delícia em saladas, em sobremesas, em sanduíches naturais, aliás, pode compor até mesmo os lanches das crianças, por se tratar de um alimento rico em nutrientes.

Esse alimento reúne em sua composição substâncias conhecidas como fitoestrógenos, presentes na soja, essas substâncias se assemelham aos hormônios femininos, por isso, o tofu também auxilia mulheres na fase da menopausa, aliviando os sintomas.

O queijo cottage também oferece sabor, menor quantidade de calorias e inúmeras propriedades. É rico em proteínas, em vitaminas do complexo B e em importantes sais minerais, principalmente cálcio.

E com certeza a ricota é um dos alimentos mais queridos daqueles que estão na luta por uma vida mais saudável, também possui poucas calorias, menor quantidade de gorduras, além de importantes vitaminas e riqueza em minerais como o cálcio.
É um alimento que pode ser amplamente utilizado na dieta em pratos doces e salgados e que se apresenta em uma excelente fonte de proteínas. É importante, inclusive, para aqueles que praticam atividades físicas, pois auxilia no ganho de massa magra.

Aqueles que têm intolerância à lactose podem encontrar na ricota uma importante opção, pois é produzida a partir do soro de leite e a quantidade de lactose é bem inferior se comparada à existente nos queijos tradicionais.

Esses queijos magros podem ser amplamente aproveitados na dieta, além de conferirem muito sabor. O queijo tofu, por exemplo, combina com ervas finas frescas ou desidratadas como salsinha, manjericão, ramos de alecrim, entre outros.

Aqueles que estão na luta para emagrecer devem fazer o uso dessas opções de queijos no dia a dia, assim fica muito mais saboroso alcançar o objetivo estético, e mais, fica mais fácil e gostoso ser saudável. Invista nessas opções no dia a dia e ganhe em variedade na dieta.

 

Daiana Barasa