Praticar exercícios físicos durante a gestação beneficia a saúde da mamãe e do bebê


Recomendado para todas as gestantes, os exercícios físicos durante a gravidez são fundamentais.

 
Especialistas recomendam a prática de exercícios físicos durante a gravidez, para aumentar a disposição e o bem-estar das futuras mamães. Exercitar-se nesse período é excelente para manter o peso, prevenir dores e doenças. 
 
Ao escolher o tipo de exercício, é necessário ter orientação do médico e tomar cuidados importantes, como evitar altas temperaturas, se hidratar com bastante água e usar roupas leves. As melhores atividades para esse período, são aquelas realizadas na água, como natação e hidroginástica, que evitam impactos fortes e melhora as dores lombares e os inchaços. 
 
Os exercícios durante a gestação, afetam diretamente os bebês, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Auckland (Nova Zelândia) e pela Arizona University (EUA). Os pesquisadores submeteram 84 grávidas a alguns testes, para descobrir os benefícios dos exercícios físicos. Uma parte seguiu um roteiro de exercícios, que compreendia: andar de bicicleta por 40 minutos, cinco vezes por semana. A outra metade das mulheres estudadas, não praticou nenhuma atividade.
 
Após os testes, os pesquisadores descobriram que as mamães que seguiram o roteiro de atividades físicas, apresentaram melhores resultados quanto às demais e que mamães com sobrepeso tendem a ter filhos maiores e mais propensos a doenças. Segundo os pesquisadores, as mamães saudáveis, consequentemente tem bebês saudáveis. 
 
Nos primeiros seis meses, são recomendadas as atividades aeróbicas, pois há maior possibilidade da gestante ganhar peso. Já nos últimos meses, os exercícios indicados são os de alongamento e fortalecimento dos músculos, pois com o aumento da barriga, é necessário preparar a musculatura para manter a postura e aliviar as dores. Sem contar que, gestantes que possuem uma musculatura trabalhada, tem mais resistência nas contrações e melhores condições cardiovasculares na hora do parto. 
 
A prática de atividades físicas na gestação, possibilita:
 
- Controle da diabetes e hipertensão gestacional.
- Diminuição da dor lombar.
- Melhora no condicionamento físico.
- Diminuição de depressão e estresse. 
 
Além da prática de exercícios físicos, é fundamental as futuras mamães terem uma alimentação saudável e balanceada, para evitar os excessos no ganho de peso. Uma alimentação adequada é essencial para a saúde e o bem-estar do bebê, assim como, as recomendações nutricionais devem atender as necessidades específicas e individuais de cada gestante.