Por que as vitaminas do complexo B são tão importantes?


Saiba quais são as vitaminas e em quais alimentos são abundantes

Saiba quais são as vitaminas e em quais alimentos são abundantes

É óbvio que todas as vitaminas são importantes para a saúde, mas vale ressaltar um grupo de vitaminas pertencente ao mesmo grupo, mas com funcionalidades distintas: são as vitaminas do complexo B. 
 
Sem esse grupo de vitaminas a saúde do indivíduo tende a ficar comprometida e é essencial para conferir energia para àqueles que praticam exercícios físicos ou simplesmente para a realização de atividades diárias.
 
Esse grupo de vitaminas é essencial para a saúde do corpo e da mente; para a saúde dos nervos; um cabelo mais bonito e saudável; para a saúde dos olhos; fígado; para uma pele mais bonita; para músculos mais tonificados etc., é essencial a presença de algumas dessas vitaminas, senão todas no organismo.
 
Para o bom funcionamento do aparelho gastrointestinal, essas vitaminas são essenciais, pois, liberam e controlam o suco gástrico, o que possibilita a absorção de nutrientes no organismo. Em grande parte de suplementos e enérgicos essas vitaminas encontram-se presentes.
 
São oito as vitaminas que compõe o grupo do complexo B: B1(Tiamina), B2 (Riboflavina); B3(Niacina), B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico) e B12 (Cobalamina). 
 
Veja a descrição de alguns tipos de vitaminas pertencentes a este grupo:
A vitamina B6 (Piridoxina) age no metabolismo das proteínas, gorduras e atua na produção dos hormônios, inclusive é responsável na produção do triptofano (hormônio que precede a serotonina) responsável pela sensação de bem-estar e sono regular.
 
A vitamina B9 mais conhecida como Ácido Fólico é primordial para a manutenção do cérebro, produz energia e atua na formação de hemácias, por isso é altamente recomendável para as gestantes.
 
A vitamina B3 (Niacina) atua para garantir o bom funcionamento do sistema nervoso, ajuda a reduzir o colesterol e promove uma boa circulação sanguínea.
 
A vitamina B12 (Cobalamina) é uma vitamina de grande importância, atua prevenindo a anemia; forma células e por isso garante a renovação celular; é a vitamina que proporciona fertilidade; atua no crescimento; protege a medula óssea; previne derrame cerebral; doenças cardíacas, entre outros benefícios.
 
Em quais alimentos se encontram essas vitaminas?
Fígado de boi; ovos; queijo; cereais integrais; levedo de cerveja; legumes; banana; gérmen de trigo; vegetais de folhas verde-escuras, entre outras.
 
O alimento mais rico nesse quesito é o levedo de cerveja, pois contém todas as vitaminas do complexo B.
 
É sempre importante conhecer um pouco mais sobre a riqueza de vitaminas que compõe a dieta diária. Para quem pratica exercícios é indispensável ingerir mais alimentos que contenham essas vitaminas, pois ajudam na tonificação dos músculos e auxiliam diretamente no bom funcionamento do metabolismo. São essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso, previnem a irritabilidade, nervosismo, ansiedade e até mesmo esses alimentos podem ser explorados em tratamento contra a depressão.
 
Mais vitamina B na dieta diária!
 
Daiana Barasa