Perca peso e preserve a saúde do coração


Fique por dentro de dicas essenciais para a saúde cardiovascular

Muitas pessoas só pensam na saúde do coração diante de um diagnóstico médico, problemas cardíacos são os que mais matam e os sintomas em sua maioria são silenciosos, por isso, alguns hábitos são essenciais para a conquista de maior qualidade de vida.

Quais hábitos são esses?

Se alimente de maneira adequada
Com certeza a alimentação é o primeiro passo no tratamento e prevenção de doenças, inclusive de doenças cardíacas. Frutas, verduras e legumes naturalmente são ricos em nutrientes e em substâncias antioxidantes que agem prevenindo a formação dos radicais livres no organismo, impedindo o surgimento de doenças. Antioxidantes possuem ação sobre o metabolismo, acelerando-o e tornando-o mais apto para a queima de gorduras, o que reflete sobre a saúde do coração.

O que evitar?
Condimentos, excesso de sal, açúcar, gorduras, álcool etc., colocam em risco a saúde do coração, por isso evite ao máximo esses excessos e ganhe em qualidade de vida.

Atividade física
Exercícios físicos praticados de forma moderada auxiliam e muito em prol da saúde cardiovascular. Exercícios aeróbicos são os mais recomendados por que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo e auxiliam na queima de calorias em menor tempo. As atividades que integram a modalidade são: natação, corrida, caminhada, dança, entre outras.

Cuidado com o estresse
Aqueles que vivem sob constante pressão, que vivem estressados e irritados estão mais propensos a desenvolverem doenças coronarianas, por isso, vale ressaltar que é fundamental segurar as emoções e viver um dia de cada vez. Os problemas emocionais estão intimamente ligados com o surgimento de problemas físicos, aliás, os infartos fulminantes costumam estar ligados principalmente a algum momento de intenso estresse e em sua maioria, são irreversíveis.

Frutas vermelhas
Esses alimentos agem em prol da saúde do coração, são ricos em um antioxidante conhecido como antocianina, responsável pela cor vibrante avermelhada desses alimentos. O consumo regular melhora a circulação sanguínea e ajuda a equilibrar até mesmo os níveis de colesterol no sangue, o que previne inclusive o problema da aterosclerose.

Em casos de sobrepeso excessivo o consumo de algum suplemento além da dieta e exercícios é recomendado, há suplementos naturais recomendados (goji berry, chá verde, faseolamina, café verde, entre outros).

Alimentos funcionais que possuem poder termogênico, ou seja, aumentam a capacidade de queima de gorduras do metabolismo, são indicados. Abuse da linhaça, semente de chia, aveia, entre outros.

Reveja seus hábitos, preserve a saúde do coração e ainda ganhe em autoestima. Resultados efetivos só podem ser conquistados por meio de atitudes concretas, por isso, repense suas ações agora mesmo e mude. Não espere mais, comece hoje mesmo.

 

Daiana Barasa