Paciente considerada morta acorda momentos antes da cirurgia para doação de órgãos.


Veja o relato deste fato ocorrido nos Estados Unidos.

 
 
Um paciente de Nova York acordou na mesa de operação, momento em que os médicos estavam prestes a remover seus órgãos para transplante, de acordo com um relatório do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (DHHS). O relatório diz que os médicos acreditavam que a paciente Caroline, de 41 anos de idade, estava morta antes de realizar a operação no Centro de Saúde Hospital de São José, em Syracuse, NY, em 2009. De acordo com o relatório DHSS, os médicos diagnosticaram erradamente a paciente com anóxica (irreversível) dano cerebral, classificando-a como tendo morte cerebral.
 
 
O relatório afirma que a paciente foi encontrada inconsciente em 16 de outubro de 2009, cercada por garrafas de Benadryl (um anti-histamínico), Xanax (um medicamento para controle da ansiedade), Nabumetona (um anti-inflamatório) e Baclofen (um relaxante muscular). Embora ela estivesse viva, ela estava hipotérmica e com um pulso fraco. Um exame toxicológico foi realizado logo depois, mostra o relatório, que determinou que a paciente estava sofrendo de uma overdose de drogas. O relatório afirma que ela começou a ter convulsões, embora os resultados das tomografias na cabeça, que foram realizadas em 17 de outubro, fossem normais.
 
 
De acordo com o relatório do DHHS, exames de EEG revelou um "prognóstico reservado" em 18 de outubro. Médicos passaram as informações à família de que o dano cerebral era irreversível e que ela tinha sofrido uma "parada cardiorrespiratória", que os levou à decisão de retirar a paciente do suporte à vida e prosseguir com a doação de órgãos. Mas enfermeiros relataram no dia seguinte que a paciente apresentou sinais de recuperação. O relatório afirma: "'dedos enrolados quando o pé foi estimulado, taquicardia, hipertensão, movimento nas narinas, boca com lábios e língua em movimento e respiração acima do ventilador".
 
 
À meia-noite de 20 de outubro o relatório mostra que a paciente foi transferida para a sala de operação para a doação após a morte cardíaca (DCD). Ele continua: "A paciente abriu os olhos e olhou para as luzes; a cirurgia para doação de órgãos foi posteriormente interrompida”. De acordo com o relatório, os resultados das entrevistas e análises de documentos mostraram que o hospital: "Não realizou uma revisão intensiva e crítica do evento catastrófico próximo, neste caso, não identificou os lapsos significativos nos cuidados médicos, que resultaram em atividades inadequadas de cérebro e determinações da morte cardíaca, e não identificou as avaliações do médico quando a equipe de enfermagem questionou possíveis sinais de melhora da função neurológica".
 
 
O relatório afirma que os funcionários do hospital chegaram a concluir após os eventos que os médicos podiam ter diagnosticado equivocadamente a paciente com dano cerebral irreversível. Estudos anteriores demonstraram que as overdoses de medicamentos específicos poderiam imitar a morte cerebral. Por exemplo, um estudo apresentado em Toxicologia Clínica relatou dois casos de intoxicação com Baclofen, em que a morte cerebral foi apresentada como uma explicação para um coma prolongado. Outra pesquisa publicada nos jornais de Oxford revelou que o diagnóstico de morte encefálica pode ser difícil quando fatores tais como drogas, hipotermia ou distúrbios metabólicos interferem com exames clínicos ou testes.
 
Henrique Torres