Os Efeitos Benéficos de uma Corrida Vespertina


Uma nova pesquisa relata os efeitos benéficos dos exercícios vespertinos.

O efeito benéfico dos exercícios físicos foi especialmente pronunciado nos animais que se exerceram no período da tarde (ou equivalente para os ratos). Esta conclusão, afirma um especialista, "foi uma surpresa muito grande." Ele e seus colegas esperavam ver os maiores efeitos de exercício pela manhã, um tempo de treino popular para muitos atletas.


Mas os animais que corriam mais tarde produziam mais proteínas do relógio e bombeavam a proteína de forma mais eficiente para o resto do corpo do que os animais que corriam no início do dia. O que tudo isso significa para as pessoas não é claro, Colwell diz. "É evidente que o exercício ajuda a regular" relógios de nosso corpo e os ritmos circadianos, diz ele, especialmente à medida que as pessoas entram na idade média.


Mas se devemos optar por uma tarde de exercício ao invés de uma manhã é impossível dizer ainda, diz ele. Realizar exercício entre a noite, entretanto, é provavelmente desaconselhável, ele continua. Resultados inéditos de seu laboratório mostram que os ratos saudáveis em execução ao equivalente animal de 11 pm (23 horas) desenvolveram interrupções significativas no seu ritmo circadiano. Entre outros efeitos, eles dormiam mal.


"O que sabemos, no momento", diz ele, "é que o exercício é uma boa idéia" se você quiser dormir bem e evitar as doenças físicas associadas com o envelhecimento ou o ritmo circadiano desajeitado. E é possível, embora ainda não comprovada, de que as sessões da tarde podem produzir resultados mais robustos. "Mas qualquer exercício é provável que seja melhor do que nada", conclui. "E se você gosta de exercício de manhã, se é o que você faz, ótimo. Mantenha-o.”
 
Henrique Torres