Conheça o potencial do abacate para a saúde


Rico em ômega 3 e fibras que auxiliam na digestão

Apesar de ser rico em gorduras e muitas vezes considerado o vilão da dieta, o abacate possui inúmeras vitaminas e minerais excelentes para a saúde do corpo. O consumo moderado do abacate é capaz de diminuir os índices de colesterol, além de ser rico em fibras importantes na hora da digestão, ou seja, a fruta ao ser consumida de maneira  moderada, pode inclusive auxiliar na perda de peso.  

A alta quantidade de fibras presentes no abacate auxiliam não só no processo digestivo, como também são responsáveis por causar a sensação de saciedade. Listamos alguns benefícios do abacate, confira: 

  • A fruta é rica em ácido fólico, uma importante substância principalmente durante a gestação. O ácido fólico auxilia na gestação saudável da mãe e desenvolvimento do bebê.  

 

  • O abacate também é rico em antioxidantes devido a alta quantidade de vitamina C presente na fruta. É uma fonte natural na prevenção de cânceres, Alzheimer e doenças cardiovasculares.  

 

  • Rico em ômega 3, gordura extremamente saudável ao organismo, a fruta pode controlar os níveis de triglicérides e colesterol. Estudo também comprova a eficácia do abacate para a saúde da visão. 

 

  • O que nem todos sabem é que o abacate é um suplemento para uma vida sexual mais ativa. O alimento é considerado um potente afrodisíaco capaz de atuar nas correntes sanguíneas e ajudar no processo de ereção.  

 

  • O abacate é ótimo para a saúde dos olhos, pois é capaz de proteger a visão contra os raios ultravioletas que atingem diretamente a retina. Também é benéfico na prevenção de doenças degenerativas que afetam os olhos ao passar do tempo. 

 

  • Quem insere o abacate na alimentação aproveita cinco vezes mais os nutrientes absorvidos

O consumo moderado do abacate pode gerar a perda de peso, pois a fruta possui fibras importantes na hora da digestão, além de ser um aliado no controle da saciedade. O abacate também é capaz de acelerar o metabolismo e pode ser incluso, sem problema, na dieta de pessoas que desejam perder peso, pois é rico em gorduras saudáveis.  

Para não provocar o aumento de peso o consumo do abacate deve ser feito com moderação. Muitas pessoas possuem o hábito de acrescentar açúcar no abacate ou até mesmo leite condensado, ambos  condimentos extremamente calóricos. Opte pelo consumo natural, ou use o alimento no preparo de molhos salgados e picantes, também uma ótima sugestão que irá pesar menos na balança.  
 

Juliana Rodrigues