Os Alimentos e o Colesterol


Veja qual a relação entre o colesterol e a alimentação.

Fontes alimentares e o colesterol

 

Gorduras animais são misturas complexas de triglicerídeos, com menores quantidades de fosfolipídios e colesterol. Como consequência, todos os alimentos que contêm gorduras animais contêm colesterol para extensões diferentes. As principais fontes alimentares de colesterol incluem queijo, gemas de ovos, carne, carne de porco, aves, peixe e camarão. O leite materno humano também contém quantidades significativas de colesterol.

 

De uma perspectiva dietética, colesterol não é encontrado em quantidades significativas em fontes vegetais. Além disso, plantar produtos como sementes de linho e amendoins contêm colesterol como compostos chamados fitoesteróis, que são acreditados para competir com o colesterol para absorção no intestino. Fitoesteróis podem ser complementados com o uso de fitoesterol contendo alimentos funcionais ou nutracêuticos que são amplamente reconhecidos como tendo uma eficácia comprovada de baixar o colesterol de LDL.  Atuais suplementares diretrizes recomendam doses de fitoesteróis em 1.6-3.0 gramas pela escala do dia (saúde Canadá, AESA, ATP III, FDA) com uma meta-análise recente demonstrando uma redução de 8,8% no LDL-colesterol em uma dose média de 2,15 gramas por dia. No entanto, os benefícios de uma dieta suplementada com fitoesterol têm sido questionados.

 

Ingestão de gordura total também desempenha um papel nos níveis de colesterol do sangue. Este efeito é pensado para fazer mudanças na quantidade de colesterol e lipoproteínas que são sintetizadas pelo organismo. Em particular, saturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas foram mostradas para aumentar os níveis de colesterol HDL (colesterol bom), com gorduras saturadas também aumentam os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim). Gorduras Trans foram mostradas para reduzir os níveis de HDL e aumento dos níveis de LDL. Com base em tais evidências e provas implicando baixo HDL e altos níveis de LDL em doenças cardiovasculares (veja hipercolesterolemia), muitas autoridades de saúde defendem a redução do colesterol LDL, através de mudanças na dieta, além de outras modificações de estilo de vida.

 

Por exemplo, o USDA recomenda que aqueles que desejam reduzir seu colesterol através de uma mudança na dieta devem apontar para consumir menos de 7% das suas necessidades energéticas diárias de gordura saturada e menos de 200 mg de colesterol por dia. Uma visão alternativa é que qualquer redução de ingestão de colesterol dietético poderia ser neutralizada pelos órgãos compensadores para tentar manter os níveis de colesterol no sangue constante.

 

Além de tudo isso, o tratamento do colesterol pode ser feito através de medicamentos como o lipitor.

Henrique Torres