Ruta - o quê? O Tubérculo que você não deve deixar de comer!


Rutabaga, redonda e com um revestimento exterior ligeiramente cerosa, pode mais ser deixada de lado no supermercado por sua aparência um tanto incomum.

 
 
Rutabaga, redonda e com um revestimento exterior ligeiramente cerosa, pode mais ser deixada de lado no supermercado por sua aparência um tanto incomum. Ou, muitas pessoas podem simplesmente não ter certeza do que exatamente ela é, talvez um nabo, sob a impressão de que é estritamente para uso em sopas ou destinada apenas para ser consumida com outros alimentos. Então, aqui está a solução.
 
 
A Rutabaga é uma raiz vegetal rica em antioxidantes, com um sabor doce e inconfundível amargo. Tecnicamente, é um cruzamento entre um repolho e um nabo. A sua redondeza é característica de sua forma, embora possa haver variações de tamanho. Um nabo pode ser consumido cru ou cozido. De qualquer forma, certifique-se de descascar sua pele tal como faria com uma batata, em seguida, corte-o de acordo com sua preferência (em fatias, em cubos...).
 
 
Veja os principais benefícios para a saúde da Rutabaga!
 
 
Saúde Digestiva: Com 12 por cento do valor diário recomendado de fibras, o nabo é muito bom para regular seu sistema digestivo, ajudando o estômago produzir as bactérias necessárias que cria bile. Bile é fundamental para ajudar a manter os níveis de eletrólitos que ajudam a prevenir a desidratação e ao mesmo tempo permite que o intestino delgado absorva adequadamente as vitaminas. 
 
 
Controle de Peso: A Rutabaga contém todos os minerais essenciais da dieta, especialmente de magnésio e potássio, os quais são responsáveis pela regulação do metabolismo e contração muscular. Junte isso com o seu teor de fibras e de baixa caloria (uma xícara tem cerca de 66 calorias) e ela se transforma também em um alimento ideal para incorporar como parte de uma rotina de perda de peso ou manutenção do peso (assim como a fruta Goji Berry).
 
 
Combate ao Câncer: As Rutabagas são uma potência fitoquímica, ricas em compostos de enxofre, conhecidos como isotiocianatos. Estes compostos, de acordo com o Instituto Linus Pauling da Universidade Estadual de Oregon, pode desempenhar um papel na remoção de substâncias cancerígenas de nossos corpos. Além disso, os nabos são crucíferos. Como outros vegetais crucíferos, como brócolis, eles são conhecidos por ajudar no combate ao câncer.
 
 
Melhora a asma: Sugere-se que a vitamina C, que é abundante no nabo, pode ajudar a manter o chiado em pacientes com asma. Uma xícara contém cerca de 53 por cento do valor diário recomendado.
 
Henrique Torres