O que são antioxidantes?


Conheça algumas substâncias presentes nos alimentos que atuam contra os temidos radicais livres

Muito se fala sobre antioxidantes, mas afinal, o que significa?

Para entender sobre antioxidantes é importante compreender sobre o processo inverso, sobre a oxidação.

A oxidação é o processo natural que acomete o corpo humano, que danifica as células, leva ao envelhecimento e inevitável morte do ser humano. O processo de oxidação acontece graças a agentes conhecidos como radicais livres, produzidos naturalmente pelo organismo, pelo contato com a radiação solar, com gases poluentes e também por alguns alimentos.

Frituras, açúcares, refrigerantes, alimentos condimentados e ricos em conservantes propiciam a formação dos agressores radicais livres. Mas então o que fazer para retardar o processo de oxidação? Maus hábitos devem ser mudados, a melhor maneira de inibir a formação de radicais livres é por meio da alimentação saudável, ingerindo alimentos ricos em antioxidantes.

Antioxidantes atuam protegendo as células contra o efeito dos radicais livres; propiciam o crescimento de células saudáveis; fortalecem o tecido conjuntivo, a musculatura e os vasos sanguíneos; agem sobre o sistema de defesa do organismo, tornando-o mais apto para combater doenças; previnem o envelhecimento da pele e doenças como o câncer.

Os alimentos ricos em antioxidantes são: frutas, verduras e legumes, o ser humano deveria incorporar pelo menos cinco porções desses alimentos diariamente. As principais vitaminas com poder antioxidantes são: vitaminas E, A e C; entre os minerais, a atenção fica sobre o zinco e selênio.

O zinco é um mineral importante para a saúde sexual e fertilidade, atua sobre o organismo masculino principalmente, aumentando a produção de espermatozoides saudáveis.

Os alimentos ricos em zinco são: trigo, arroz, milho, centeio, aveia, grãos integrais, maxixe, entre outros.

A vitamina C conhecida como ácido ascórbico é importante para o fortalecimento do sistema imunológico, é fundamental em casos de emagrecimento, por que atua diretamente sobre o metabolismo, tornando-o mais apto para a queima de gorduras. 

Pode ser encontrada em uma infinidade de alimentos: frutas cítricas, morango, caju, goiaba, uvaia, acerola, tomate, pimentão, cenoura, alho, maçã, verduras de folhas verde-escuras etc.

A vitamina E é fundamental para a saúde do órgão sexual masculino e feminino, é uma vitamina importante para prevenir doenças cardiovasculares e até mesmo algumas doenças cancerígenas, fundamental para aqueles que praticam exercícios, pois melhora o desempenho físico.

Pode ser encontrada no óleo de girassol, castanhas, abacate, cereais integrais, entre outros.

O selênio é importante para o bom funcionamento da glândula tireoide, é importante para a saúde masculina e para o aumento da defesa do organismo contra agentes externos.

Esse importante mineral pode ser encontrado na cenoura, aipo, cebola, gérmen de trigo, castanha-do-pará, brócolis, fígado de boi, frango, entre outros.

Na luta contra os radicais livres, abandone os alimentos nocivos à saúde e passe a consumir alimentos saudáveis e ricos em substâncias antioxidantes. Nunca é tarde para mudar maus hábitos. 

 

Daiana Barasa