O que pode estar suprimindo o seu sono?


A luz emitida por dispositivos eletrônicos, como telas de tablet, é leve e "azul" medido em 400-480 nanômetros, o tipo que suprime a melatonina e mantém você alerta e acordado!

 
 
O sono inadequado ou irregular é associado com aumento do risco de doenças físicas, tais como doenças cardíacas e diabetes (que pode ser tratada com o medicamento Victoza), bem como acidentes de carro e acidentes de trabalho. Isso leva a problemas de aprendizagem e memória e depressão. Em uma pesquisa de 2011 feita pela Fundação Nacional do Sono, mais de dois terços dos americanos disseram que experimentaram problemas de sono ou perturbações quase todas as noites, incluindo acordar de madrugada e se sentir lento na parte da manhã. 
 
 
A noite de sono média para estes sujeitos era um mínimo de seis horas e 55 minutos. Não surpreendentemente, o mesmo estudo descobriu que 95% dos entrevistados usaram um dispositivo eletrônico como um telefone, computador portátil ou console de vídeo game inteligente antes de dormir. Qualquer exposição à luz artificial entre o pôr do sol e a hora de dormir pode afetar a relógio circadiano. 
 
 
Muitas pessoas identificam a origem do problema como um evento singular a invenção da lâmpada elétrica, que inaugurou a era moderna da privação do sono. Mas a luz emitida por antiquadas lâmpadas incandescentes, como o próprio fogo, consiste na maior parte da luz amarela, que tem um efeito muito leve sobre a produção de melatonina. A luz emitida por dispositivos eletrônicos, como telas de tablet, é leve e "azul" medido em 400-480 nanômetros, o tipo que suprime a melatonina e mantém você alerta e acordado, quanto maior o nível de exposição a luz azul antes de dormir, mais tempo a cair dormindo.
 
 
Então, por que várias gerações adotaram o hábito de cair no sono às vistas e sons de televisão tarde da noite? Por um lado, a luz azul que causa a supressão de melatonina emitida por um aparelho de TV está a vários metros de distância de você, enquanto que a luz que vem do seu dispositivo eletrônico pessoal está - literalmente - em seu rosto.
 
 
Mais importante ainda, a televisão é um meio "passivo", como o rádio, que pode entreter e pacificar você. O seu smartphone ou tablet é muito mais interativo e pode mantê-lo ativo durante horas. Dadas estas descobertas recentes, como você pode obter uma boa noite de descanso, sem desistir de seus gadgets favoritos? Você já deu o primeiro passo, estabelecendo a ligação entre a luz azul, melatonina e a qualidade do sono. A consciência da importância da melatonina e o gerenciamento inteligente de seus dispositivos eletrônicos depois de escurecer pode fazer a diferença entre a noite e o dia. Experimente estas dicas para obter suas oito horas de sono:
 
 
• Pare de usar seus dispositivos eletrônicos pessoais, pelo menos uma hora antes do que você espera para adormecer e mantenha-os fora de seu criado-mudo.
• Relaxe antes de dormir com um banho quente ou música suave.
• Evite álcool e cafeína perto da hora de dormir.
• Durma em um lugar escuro, fresco e silencioso.
 
 
 
 
Henrique Torres