O que Comer Durante a Gravidez?


Saiba o que comer para ter uma gravidez saudável.

O que comer durante a gravidez?


A mãe deve seguir uma dieta variada, equilibrada e nutritiva, o que deve incluir:


• Frutas e legumes - ela deve consumir cinco porções de frutas ou legumes por dia. Eles podem ser na forma de suco, secos, enlatados, congelados ou frescos. Frescos e congelados (se congelado logo após a colheita) geralmente têm uma maior quantidade de vitaminas e outros conteúdos de nutrientes. Especialistas dizem que comer fruta é geralmente melhor para as mulheres gravidas do que beber apenas o sumo em forma de suco.


• Alimentos ricos em carboidratos e ricos em amido - incluindo batatas, arroz, macarrão e pão.


• Proteína - boas proteínas de origem animal incluem peixe, carne magra e frango, bem como ovos. Mães veganas devem considerar os seguintes alimentos como boas fontes de proteína: Quinoa (conhecido como uma "proteína completa", pois ele tem todos os aminoácidos essenciais), produtos de tofu e soja. Feijões, lentilhas, legumes, nozes, sementes e manteigas também são boas fontes de proteína. (Feijões, lentilhas e legumes são também ricos em ferro).


• Fibra - alimentos integrais, como o pão de toda refeição (integrais), arroz selvagem, massas integrais, leguminosas, frutas e vegetais são ricos em fibras. As mulheres têm um risco maior de desenvolver constipação durante a gravidez; comer muita fibra é eficaz em minimizar esse risco. Estudos têm mostrado que comer muita fibra durante a gravidez reduz o risco ou gravidade da hemorróida, que também se torna mais comum quando o feto cresce. Fibras também podem ajudar a prevenir a obesidade; algo que a mãe deve tentar evitar.


• Cálcio - é importante ter uma ingestão diária saudável de cálcio. Alimentos lácteos, como leite, queijo e iogurte são ricos em cálcio. Se a mãe é vegana, ela deve considerar os seguintes alimentos ricos em cálcio; leite de soja enriquecido com cálcio e sucos, conjunto de cálcio, tofu, soja, brócolis, couve, couve chinesa, quiabo, mostarda, couve e soynuts.
 
 
No caso de deficiência em ferro, suplementos como o Combiron podem ser utilizados.
 
Henrique Torres