O que cada cor de alimento representa à saúde?


Aprenda a colorir mais a sua dieta

Que alimentação colorida é sinônimo de alimentação rica em nutrientes, a maioria das pessoas já sabia, mas o que cada cor representa para a saúde? Essas cores que compõem a mesa de milhares de pessoas no mundo, são resultados de pigmentos naturais presentes nas fórmulas dos alimentos, pigmentos que não apenas enchem os olhos com cores vibrantes, mas possuem funcionalidades em prol da saúde. Esses pigmentos se constituem por antioxidantes, que agem inibindo a formação de radicais livres no organismo e fazendo com que doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, entre outras, sejam prevenidas.

Outra curiosidade no que se refere aos antioxidantes é que agem como anti-inflamatórios. O que cada cor de alimento representa para a saúde?

Verde: Os alimentos esverdeados são em sua maioria ricos em uma substância conhecida como luteína, antioxidante essencial para a proteção da vista. Esses alimentos são ricos em potássio, ferro, vitamina C e em vitamina K. Couve, espinafre, brócolis, agrião, rúcula, entre outros, compõem este grupo.

Laranja: Os alimentos alaranjados são ricos no antioxidante conhecido como betacaroteno, também importante para a saúde da vista e para uma pele mais saudável, aliás, essa substância aumenta a resistência da pele aos raios solares e assim, é indispensável para aquelas pessoas que desejam um bronzeado bonito e uniforme. Mamão, cenoura, abóbora, entre outros, são alimentos que merecem ser consumidos com frequência na dieta.

Vermelho: Alimentos com a tonalidade avermelhada são ricos em antocianinas e licopeno, importantes antioxidantes. Segundo estudos científicos, essa substância age até mesmo na prevenção de doenças cancerígenas e cardiovasculares. Morango, tomate, goiaba, melancia, entre outros, devem ser consumidos com frequência.

Roxo: Também possuem antocianinas em sua composição e agem prevenindo diversos tipos de câncer. Berinjela, beterraba, repolho roxo, entre outros, são alimentos indicados.

Branco: Alimentos brancos são ricos no mineral potássio e em fitoquímicos, atuam a favor do equilíbrio dos níveis de colesterol no sangue e previnem doenças como a diabetes. Quais alimentos são esses? Alho, cebola, batata, inhame, entre outros. Também possuem propriedades anti-inflamatórias e agem como antialérgicos, são alimentos importantes para a fase em que os bebês são liberados para comer papinhas.

Combinar esses alimentos no dia a dia é fundamental, pratos bem compostos e coloridos não só enchem os olhos, mas representam mais saúde. Mescle o consumo de alimentos crus e alimentos cozidos, aproveitar esses alimentos por meio de sucos e vitaminas também é indicado.

Para as crianças que têm dificuldades em se alimentar, apresentar pratos mais coloridos pode ser um excelente atrativo, a beterraba ralada, a cenoura em tirinhas, os tomates cerejas e os purês misturando alimentos brancos podem e devem ser explorados na dieta das crianças.

Agora você conhece sobre a relação de cada cor de alimento com a saúde, agora é só combinar esses alimentos e ganhar em saúde.

Daiana Barasa