O Quão Importante é o Café da Manhã?


Obter a resposta desta pergunta é difícil por diversos fatores. Veja quais!

O Quão Importante é o Café da Manhã?
 
 
Obter a resposta desta pergunta é difícil por diversos fatores. O primeiro problema é como definir o que é a primeira refeição do dia. Outra dificuldade é que o que é comido no café da manhã varia de país para país. Na Escandinávia, se pode incluir peixe defumado e carnes frias no café da manhã. Na Alemanha e no Reino Unido pode-se incluir cereais, que muitas vezes podem conter mais açúcar ou sal do que as pessoas percebem (alguns dizem que determinados cereais salgados são mais salgados dque água do mar). Isso faz com que o impacto de comer o café da manhã seja mais difícil de estudar em um nível global, porque os benefícios nutricionais vão depender do que você incluir na refeição.
 
 
Mas, se ficarmos olhando de calorias consumidas, tem havido muitas tentativas para estudar o impacto que comer o café da manhã causa no peso de uma pessoa. Uma revisão dos estudos realizados antes de 2004 encontrou que em todo o café da manhã não se consome mais calorias durante o resto do dia para se compensar. Quem come o café da manhã tende a ter uma dieta mais nutricionalmente equilibrada, mas não mais calórica. 
 
 
As conclusões sobre o peso são um pouco mais complexas. Quatro estudos descobriram que crianças que não comem o café da manhã tinham em média um maior índice de massa corporal, mas outros três estudos descobriram que o café da manhã não fez diferença. A vantagem desses quatro primeiros estudos foi que eles tinham tomado mais problemas para o controle de fatores que podem distorcer os resultados. Assim, a prova começa a pontar ligeiramente no sentido de uma ligação entre a falta do café da manhã e o aumento de peso, ao invés do emagrecimento.
 
Henrique Torres