O poder nutritivo que a abobora possui


Polpa e sementes devem ser aproveitadas

Polpa e sementes devem ser aproveitadas

A abóbora é uma hortaliça que pode ser considerada essencial para a saúde do coração. É rica em importantes nutrientes: vitaminas A, E, C, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, B12), importantes minerais (zinco, cálcio, fósforo, potássio, magnésio), além de fibras, proteínas e carboidratos.
 
Esse alimento é um dos que possuem menor teor de sódio e gorduras, o que já o torna importante para proteger a saúde cardíaca. 
 
O tipo de fibra presente na abóbora é conhecido como solúvel responsável por aumentar a sensação de saciedade. 
 
Em 100 gramas da hortaliça é possível encontrar 1,00 mg de sódio e 340 mg de potássio, o que isso quer dizer? A riqueza de potássio e baixa concentração de sódio na abóbora previne a hipertensão arterial, consequentemente também previne graves problemas como trombose arterial.
 
Indivíduos que sofrem de doenças coronarianas como é o caso da aterosclerose, que já foram diagnosticados com angina no peito ou até mesmo já sofreram enfarte, devem incluir a abóbora na alimentação por pelo menos três vezes por semana.
 
Possui efeito diurético suave, ajuda da desintoxicação do organismo por meio do aumento da produção de urina.
 
O consumo deste alimento previne problemas estomacais já que possui minerais alcalinos com poder de proteger a mucosa estomacal evitando irritações.
 
É rica em elementos antioxidantes (vitamina E, vitamina C, betacaroteno (provitamina A), selênio e zinco), comprovadamente é um alimento importante para a prevenção de doenças cancerígenas.
 
Outra importante característica da abóbora é a riqueza de nutrientes em suas sementes, aliás, muitas pessoas costumam desprezar essa parte do alimento. A semente da hortaliça é rica em um importante aminoácido conhecido como triptofano, responsável pela sensação de bem-estar e por regular o sono, possui também ômega-3, fitoesteróis e quantidade considerável de zinco, ou seja, alta ação antioxidante. Para consumo, as sementes devem ser torradas e a ingestão regular auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue.
 
A abóbora deve fazer parte da dieta com frequência e nenhuma parte deve ser desperdiçada, é um alimento que representa saúde.
 
Daiana Barasa