O poder da hidratação


Na estação mais quente, faz-se ainda mais necessário manter-se bem hidratado

 Todos sabem que precisamos beber água para sobreviver. No entanto, o nível de ingestão varia muito de pessoa para pessoa. As mais preocupadas com saúde, beleza e bem estar mantém o hábito de beber água ao longo do dia, a fim de manter a boa hidratação do corpo – o recomendado é beber pelo menos 2 litros de água diariamente. Já a maioria das pessoas só bebe água quando tem sede, o que é um erro, pois neste ponto o corpo já se encontra um pouco desidratado. Ainda pior, ao invés de beber água pura e fresca, muitos recorrem aos refrigerantes, repletos de substâncias químicas e que podem muito bem ser considerados “trash food”.
 
Neste verão, além da ingestão constante de água, é importante manter a boa hidratação também por meio da ingestão de frutas variadas. A hidratação do corpo acontece não apenas por meio de líquidos, mas também com o consumo de alimentos ricos em água. É o caso da melancia, que apresenta 92% de água em sua composição. De quebra, ela oferece as vitaminas C, A e do complexo B. Protege, assim, a visão, combate os radicais livres e previne infecções. Além disso, contém os minerais cálcio, fósforo e ferro. Outra fruta repleta de água (89%) é o pêssego, rico em vitamina A. Outra boa pedida é o abacaxi (87% de água), que auxilia na digestão e é rico em vitamina C, bromelina e ácido málico. Todas essas frutas são de baixo teor calórico e podem ser consumidas in natura.
 
Quanto às saladas, elas podem ser bastante refrescantes. Vale incluir no cardápio alimentos ricos em água como a abobrinha (95% de água), que tem vitamina B3 e ajuda no controle do colesterol; o pepino, rico em potássio e vitamina C; a cenoura (88% de água), que oferece vitamina A, C, complexo B e magnésio, e o tomate (94% de água), com ótimos teores de potássio, fósforo e vitaminas A e C.
 
Por: AgComunicado