O impacto do álcool na dieta


Para emagrecer, é necessário reduzir a quantidade dos calóricos drinques alcoólicos

 Quando estamos seguindo uma dieta de restrição calórica, precisamos levar em conta o impacto da ingestão de bebidas alcoólicas. Recentemente, a ONG (organização não governamental) World Cancer Research Fund (WCRF)  levantou essa questão: como a ingestão de álcool atrapalha as dietas de emagrecimento. De acordo com a organização, quem começa um regime costuma focar na comida e se esquece do efeito engordativo dos drinques alcoólicos, repletos de calorias vazias (que não nutrem). 
 
A depender de quanto a pessoa bebe por semana, o álcool chega a representar aproximadamente  200 calorias diárias, ou seja, 10% do total de calorias recomendado para mulheres (2000 cal) ou 8% do recomendável para os homens (2500 cal). São números preocupantes.
 
Quem faz dieta e para ou reduz significativamente a ingestão de álcool poderá notar que o ritmo de emagrecimento se acelera. E para além da questão do emagrecimento, beber com moderação é uma atitude que favorece a saúde. As pesquisas que mostram que beber vinho tinto traz benefícios, indicam sempre o consumo moderado. Pode-se beber suco de uva integral e também se beneficiar do resveratrol (substância benéfica à saúde presente na uva). Eliminar o álcool da dieta pode também prevenir o câncer de intestino, mama, boca e fígado.
 
Nem todo mundo sabe que o álcool tem 7 calorias por grama, só perdendo para as gorduras, que têm 9 calorias por grama. As proteínas e carboidratos são menos calóricos que o álcool. Para exemplificar, uma taça com 250 ml de vinho contém cerca de 180 calorias. Para compensar essa ingestão calórica, seria necessário caminhar rapidamente por 30 minutos. 
 
Confira a tabela:
 
Aguardente - 1 dose de 50 ml - 115 calorias
Caipirinha de limão com açúcar (aguardente) - 1 copo de 200 ml- 300 calorias
Caipirinha de limão com açúcar (vodca) - 1 copo de 200 ml - 310 calorias
Caipirinha de limão com adoçante (aguardente) - 1 copo de 200 ml - 240 calorias
Cerveja - 1 lata de 350 ml - 150 calorias
Champanhe ou prosecco - 1 taça de 125 ml - 110 calorias
Chope - 1 tulipa de 300 ml - 180 calorias
Conhaque - 1 dose de 50 ml - 125 calorias
Tequila - 1 dose de 50 ml - 110 calorias
Uísque - 1 dose de 50 ml - 120 calorias
Vinho branco doce - 1 taça de 125 ml - 173 calorias
Vinho branco seco - 1 taça de 125 ml - 110 calorias
Vinho tinto - 1 taça de 125 ml - 107 calorias
Vodca - 1 dose de 50 ml - 120 calorias
 
Por: AgComunicado