O Cabelo e os Processos Corporais


Veja como as reações químicas corporais afetam o seu cabelo.

O Cabelo e os Processos Corporais

 

Quando o corpo está sobre tensão, ele prioriza seus processos. Por exemplo, os órgãos vitais serão atendidos em primeiro lugar, o que significa que o sangue, saudável oxigenado pode não contribuir para o folículo piloso, o que resulta em menos cabelo saudável ou um declínio na taxa de crescimento. Embora nem todos os problemas de crescimento de cabelo resultam de desnutrição, é um sintoma importante de diagnóstico.

 

O cabelo do escalpe cresce, em média, a uma taxa de cerca de um centímetro por mês, e shampoos ou vitaminas não foram mostrados para alterar visivelmente esta taxa. A velocidade de crescimento do cabelo varia com base genética, sexo, idade, hormonas, e pode ser reduzido por falta de nutrientes (isto é, a anorexia, a anemia, a deficiência de zinco) e oscilações hormonais (isto é, a menopausa, ovários policísticos, doença da tiroide).

 

O ômega-3 ácidos graxos essenciais, proteínas, vitamina B12 e ferro, encontrado em fontes de peixes, impedem que um couro cabeludo se torne seco e sem cor. Vegetais verdes contêm grandes quantidades de vitaminas A, C e o que ajuda à produção de sebo e proporciona um condicionador de cabelo natural. Leguminosas proporcionam proteína para promover o crescimento do cabelo e também contém ferro, zinco e biotina. Funções biotina podem ativar certas enzimas que ajudam no metabolismo de dióxido de carbono, bem como proteínas, gorduras e carboidratos. A deficiência em biotina pode causar ingestão, cabelo quebradiço e pode conduzir a perda de cabelo. A fim de evitar uma deficiência, os indivíduos podem encontrar fontes de biotina em grãos de cereais, produtos, fígado, gema de ovo, farinha de soja, e levedura. 

 

Alfa-linoleico e zinco são também encontrados em algumas nozes e ajudam a condicionar o cabelo e prevenir a queda de cabelo que pode ser causada por uma falta de zinco. Deficiências de proteína ou de baixa qualidade de proteína pode produzir o cabelo a ficar fraco e frágil, e pode, eventualmente, resultar em perda da cor do cabelo. Produtos com baixo teor de gordura são boas fontes de cálcio, um componente-chave para o crescimento do cabelo. Uma dieta equilibrada é extremamente necessária para um couro cabeludo saudável e os cabelos ainda mais saudáveis.

Henrique Torres