O arroz e o feijão, juntos, são essenciais para quem quer perder peso.


Ambos alimentos contém fibras e proteínas que causam uma sensação de saciedade!

 
Ambos alimentos contém fibras e proteínas que causam uma sensação de saciedade! 
 
 
Enganam-se as pessoas que acham que um belo prato de arroz e feijão não ajuda em nada na dieta e que faz apenas ganhar peso. E muito pelo contrário, esta combinação é uma fonte de fibras e eleva a sua sensação de saciedade, evitando desta forma o consumo de doces e alguns outros alimentos. “O arroz e feijão combinados contêm uma proteína que é parecida com a proteína da carne.
 
 
É uma boa combinação e possui inúmeros benefícios nutricionais para o nosso organismo. Ambos são importantes pelo fato de conterem uma grande quantidade de carboidratos, que auxiliam a dar energia e diminuem a vontade de ficar ‘beliscando’ alimentos calóricos. E as fibras que estão contidas no feijão acabam fazendo com que ele ‘inche’ dentro de nossa barriga, garantindo assim a sensação saciedade”, diz um nutricionista do Instituto Nacional de Cardiologia (INC).
 
 
A quantidade de calorias vai de cada tipo de cada alimento. O arroz mais saudável é o arroz integral (que possui em torno de 40 calorias em uma colher de sopa), logo depois vem o arroz parboilizado e, por fim, o arroz branco. Já o feijão (possui em torno de 58 calorias em uma concha) não tem grandes diferenças em relação aos outros grãos como a lentilha ou então o grão de bico.
 
 
“O arroz integral possui um quantidade muito grande de fibras e vitaminas, e por isso promove mais saciedade. O processo de parboilização faz com que parte dessas vitaminas contidas na casca passe para o grão. Quanto ao arroz branco, ele não contém vitaminas ou fibras, e possui em grande quantidade somente o amido. E por isso é mais fraco que os outros”, diz o nutricionista.
 
 
Entretanto é necessário estar sempre atento à maneira como os alimentos são preparados e utilizar somente óleo e alho, sem acrescentar nenhum outro tipo de produto industrializado, como temperos, ou outros tipos de complementos, especialmente aqueles que costumam ser utilizados no feijão, assim como o paio e a linguiça. Acrescentar estes alimentos, temperos ou complementos industrializados é prejudicial não somente para nosso organismo, mas também para aqueles que desejam emagrecer.
 
Henrique Torres