O alongamento tem de ser redobrado antes de praticar exercícios físicos no frio!


A contração da musculatura em temperaturas baixas pode causar lesões.

 
A contração da musculatura em temperaturas baixas pode causar lesões. 
 
 
Assim que chegam os dias de baixa temperatura, os adeptos de exercício físico tendem a desistir ou praticá-la com uma intensidade mais baixa. Entretanto para aquelas pessoas que não desanimam e escolhem sempre continuar encarando os exercícios, é preciso tomar certos cuidados. Um médico lembra que um erro muito frequente é o das pessoas deixarem de se exercitar durante o inverno e, logo após, assim que chegam os dias mais quentes, tentarem recuperar a sua antiga forma, causando desta forma uma sobrecarga desnecessária em seu organismo.
 
 
Ele ressalta também que as atividades físicas nos trazem benefícios que tem que ser considerados antes que a baixa temperatura acabe deixando você sem estímulo de calçar o tênis e colocar o corpo em movimento. “Os exercícios que são praticados de maneira regular ajudam a prevenir o infarto do miocárdio e ainda controlam a hipertensão arterial e elevam a sua qualidade de vida assim como a longevidade, a força e o equilíbrio. O exercício ainda auxilia na produção de uma substância que auxilia na dilatação dos nossos vasos sanguíneos do coração e também na resposta periférica, que é a dilatação das veias e que não são do nosso coração.”
 
 
Entretanto, segundo o médico, em se tratando do inverno, antes de praticar uma corrida é preciso um bom trabalho de aquecimento e de alongamento para assim poder prevenir as lesões. “Nos dias em que a temperatura está muito baixa é importante investir mais tempo preparando o seu corpo para o exercício, afinal a tendência é que a sua musculatura fique mais contraída. Aquecer e alongar corretamente faz uma grande diferença na prática de atividades físicas e evita contusões”, afirma o especialista. Assim, manter a prática de exercícios físicos mesmo no frio certamente contribuirá para emagrecer e manter a saúde.
 
 
Confira alguns conselhos do médico referente aos movimentos para alongar:
 
  1. O estático: Mantendo o seu corpo parado, estender somente uma determinada região do seu corpo. Permanecendo nesta posição por volta de 30 segundos.
  2. O dinâmico: Executar os movimentos de vai e vem auxilia no relaxamento de sua musculatura.
  3. O passivo: Outra pessoa auxilia no alongamento, controlando assim a intensidade da força aplicada durante o exercício.
 
 
 
Henrique Torres