Não se esqueça por mais apressado que esteja, do café da manhã


A primeira refeição do dia é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo

A primeira refeição do dia é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo

 
É fundamental relembrar aquilo que é essencial para a saúde. Uma das principais coisas que se deve fazer ao ingressar em um processo de mudança de hábitos é rever uma alimentação pobre em nutrientes e transformá-la em uma alimentação regrada e saudável. 
 
Muitos já sabem que é fundamental realizar de 5 a 6 refeições ao dia, mas mesmo assim, não têm o hábito de realizar a principal: café da manhã.
 
Um café da manhã equilibrado, rico em nutrientes, que componha os grupos alimentares essenciais para a nossa saúde, é primordial. A primeira refeição do dia confere forças para o restante do dia e inclusive auxilia no processo de inibição do apetite, o que ajuda na manutenção da disciplina nas demais refeições. 
 
Quais os alimentos que mais devem ser explorados?
É fundamental que todos os grupos alimentares equilibrem o café da manhã: lipídeos, proteínas, carboidratos e que os mais variados nutrientes estejam presentes na alimentação: vitaminas (vitaminas do complexo B, A, C, E, D, K etc.), sais minerais, fibras etc. Alguns alimentos podem ser mais explorados, pois possuem riqueza de alguns desses nutrientes e podem ajudar inclusive no processo da perda de peso.
 
Para o grupo das proteínas e também lipídeos (gorduras), dê ênfase para os queijos magros (branco, cottage, ricota etc.), o ovo é um alimento que reúne pelo menos 13 importantes nutrientes e é um importante alimento pertencente ao grupo das proteínas, ajuda o organismo a permanecer mais tempo saciado. O café é rico em antioxidantes, mas o cuidado deve ser com a quantidade e açúcar, o ideal seria que o café fosse tomado sem açúcar, mas se o paladar não o aceitar amargo, opte por adoçante.
 
A aveia é um importante alimento cereal, que tem ganhado visibilidade pela riqueza em fibras e uma fibra de nome beta-glucana, é um alimento que cuida da saúde do coração e reduz o mau colesterol (HDL) no sangue, se o indivíduo já tiver histórico de doenças cardíacas e estiver em tratamento, introduzir na dieta diária alimentos saudáveis como a aveia é fundamental.
 
As frutas podem e devem ser mais exploradas, com ênfase no morango que é uma fruta pobre caloricamente, rica em fibras, possui vitamina C e antioxidantes, além de conferir sensação de saciedade devido à riqueza em água, o morango previne o envelhecimento precoce.
 
Quando se trata do grupo de carboidratos, dê preferência aos pães integrais, pois fazem parte do grupo de carboidratos complexos, que demoram mais tempo para serem digeridos e desta forma ajudam a aumentar a sensação de saciedade.
 
Esses são alguns dos alimentos que podem ser explorados no café da manhã. 
 
A primeira refeição do dia ajuda o metabolismo a funcionar melhor e desta forma se aliado a alguma atividade física, pode proporcionar o emagrecimento. Drible a pressa e faça a primeira refeição.
 
Daiana Barasa