Mude maus hábitos e ganhe em saúde


Reduza as quantidades de açúcar, sal e gorduras na alimentação

Quem deseja uma vida mais saudável precisa rever os próprios hábitos, o quanto se consome de açúcar, gorduras e sal por dia?

Esses componentes devem ser utilizados com parcimônia na dieta, pois podem causar diversos problemas à saúde. O açúcar contribui diretamente para a formação dos radicais livres no organismo, que destroem células, causam doenças e provocam até mesmo o envelhecimento da pele. Um copo de 300 ml de refrigerante, por exemplo, corresponde a dez colheres de sopa de açúcar, isso mesmo, vale lembrar que não é apenas um copo de refrigerante que um indivíduo toma por dia. Alimentos campeões de consumo como biscoitos recheados, guloseimas, entre outros, devem ser evitados da dieta. Vale substituir esse vilão por alimentos mais saudáveis como frutas, que já possuem em sua composição a quantidade ideal de açúcares, a utilização do açúcar mascavo e do mel natural também é recomendável para substituir o tradicional açúcar refinado.

Já o sal, conhecido principalmente como sódio, também oferece riscos à saúde, o consumo em excesso faz com que o organismo retenha líquidos causando a terrível sensação de inchaço que costuma incomodar tantas pessoas; o sódio pode acarretar problemas cardiovasculares, o risco de infarto aumenta, aliás a pressão arterial sofre alterações. Abuse da utilização de ervas, pimenta vermelha, limão, entre outros, para temperar as refeições, isso reduz a quantidade de sal na dieta, além do ganho em termos de sabor.

Já as gorduras representam um risco para o desenvolvimento de problemas de colesterol, doenças cardíacas, para o desenvolvimento do problema da obesidade, entre outros. Vale lembrar que de acordo com a pirâmide alimentar, gorduras são importantes na dieta, conhecida como lipídeos, a substância é importante para metabolizar algumas vitaminas como vitamina D, K, A e E. Mas o que separa os benefícios dos malefícios é o equilíbrio, e para muitas pessoas é difícil encontrá-lo, o ideal é consumir tipos de gorduras mais saudáveis como ácidos graxos, presentes nas sementes oleaginosas, algumas frutas como o abacate, óleo de coco, entre outros. Carnes magras e peixes podem ser assados ou grelhados no dia a dia.

Reduzir o consumo do sal, açúcar e gorduras no dia a dia já representa um grande avanço em prol da saúde, se o intuito é a perda de peso, essas atitudes auxiliam na conquista desse objetivo, claro que a prática de atividade física pelo menos três vezes por semana é fundamental para uma vida mais saudável. Faça substituições mais saudáveis, retire da alimentação os excessos diários, ganhe em saúde e em qualidade de vida. Aliás, não há nada mais importante do que a saúde na vida do ser humano, sem ela, fica impossível conquistar qualquer objetivo na vida.

Daiana Barasa