O mau funcionamento intestinal reflete até mesmo na estética


Para cabelos mais bonitos, uma pele mais lisa e unhas mais fortes cuide da saúde do intestino

O intestino é um dos órgãos mais importantes do organismo e tem como importante função, a desintoxicação do organismo por meio das fezes.  Quando não funciona equilibradamente, a liberação dessas toxinas fica impedida e sinais inclusive estéticos podem ser percebidos, a pele pode vir a apresentar mais acne que o habitual e se tornar mais flácida, os cabelos ficam mais enfraquecidos, as unhas quebradiças, pode até mesmo desencadear no surgimento da desagradável celulite etc.

Para que o intestino funcione adequadamente, é importante que o sistema digestivo também esteja funcionando em equilíbrio e é claro que a alimentação é um fator essencial para o bom funcionamento desses dois importantes sistemas do corpo humano.

A palavra-chave crucial para o bom funcionamento da flora intestinal é: fibras. Alimentos ricos em fibras protegem o intestino de agressões e facilitam a formação do bolo fecal, assim há a regularidade na frequência de idas ao banheiro e a estética também agradece.

Frutas, verduras, legumes, grãos integrais, cereais, iogurtes naturais, entre outros, são importantes para o bom funcionamento intestinal, pelo menos 3 frutas devem ser ingeridas ao dia, o iogurte pode ter cereais acrescentados o que aumenta o seu poder de auxilio ao equilíbrio intestinal. 

Vale ressaltar que não basta apenas ingerir fibras, é importante que o indivíduo beba bastante água, para que as fibras ingeridas possam desempenhar perfeitamente o seu papel.

Um cereal que merece a atenção é a aveia, isso por que reúne os dois importantes tipos de fibras: solúveis (que se transformam em gel que impede que parte das gorduras e glicose presentes nos alimentos seja absorvida pelo organismo) e insolúveis (que favorecem a formação do bolo fecal, prevenindo problemas desconfortáveis como prisão de ventre e gases). A aveia é um alimento recomendável para consumo diário, além de ser rica em fibras, também age a favor do tratamento e prevenção da diabetes e do alto colesterol.

Carboidratos simples compostos por alimentos como: arroz branco, macarrão, pães, biscoitos, entre outros, são pobres em fibras e liberam imediatamente glicose no sangue, o que diminui a sensação de saciedade, por isso prefira sempre os carboidratos complexos, ou seja, alimentos em versões integrais, que costumam ser ricos em fibras.

O açúcar refinado é um vilão da boa saúde intestinal, a digestão é dificultada e o processo de eliminação pelo intestino grosso é mais demorado, além de ser um fator agravante para a formação dos radicais livres, que destroem células, propiciando o surgimento de doenças e causando até mesmo o envelhecimento da pele.

Invista no consumo da quinua, linhaça, farinha de banana verde, entre outros, que são alimentos que agem a favor do bom funcionamento intestinal. Bactérias benignas também são indicadas, estão presentes em versões probióticas de iogurtes, por exemplo.

Que tal realizar uma mudança de hábitos na alimentação hoje mesmo? Elimine da dieta os alimentos nocivos e você sentirá os efeitos em um intestino funcionando equilibradamente e em uma pele e cabelos mais bonitos e saudáveis.

 

Daiana Barasa