Gripe - saiba como evitar!


A seguir, confira orientações simples para evitar a gripe.

 
 
Quando estamos no inverno, normalmente as pessoas permanecem mais tempo nos ambientes que tem pouca ventilação, que são lugares propícios para a propagação de vírus por meio das gotículas que estão contidas no ar que respiramos e também nos objetos ao nosso redor”, explica Angela Shimuta, otorrinolaringologista. A seguir, confira orientações simples para evitar a gripe. 
 
 
Realize exercícios físicos
O exercício físico praticado com regularidade ajuda a proteger contra as doenças cardiovasculares, além de controlar o aumento de peso e ainda liberar endorfina, fazendo assim com que o seu mau humor vá para longe. Além de tudo isso os exercícios físicos também tem a capacidade de evitar a gripe. “A prática com frequência de atividades físicas é indicada para aqueles que querem evitar as infecções de uma maneira geral. Além de ativar a nossa circulação sanguínea e ainda estimulam a produção de linfócitos NK (“natural killers” ou exterminadores naturais) que ajudam a proteger o nosso organismos de invasores assim como as bactérias e vírus”, explica a otorrinolaringologista Angela Shimuta.
 
 
Vacine-se
De acordo com Angela Shimuta, a vacina contra a gripe tem a capacidade de prevenir a gripe e suas complicações em até 90% das pessoas que estão sadias: “A gripe é provocada pelo vírus influenza, que, quando se trata de casos graves, pode até levar a morte. A gente não pode confundir com o resfriado, que é desencadeado por mais de 100 vírus diferentes, e que a vacina não tem a capacidade de prevenir”. 

 
Tenha boas noites de sono
Oito horas de sono podem fazer muito bem para a saúde e também para a beleza. Uma boa noite de sono ajuda a manter a pele viçosa e sem olheiras além de estabilizar a pressão arterial, manter longe o estresse, auxiliar no controle do peso e reduzir as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. “Dormir profundamente é de grande importância para manter o sistema imune restaurado a níveis que de fato protegem o nosso organismo das doenças”, explica Angela Shimuta. Para que a sua noite de sono atinja o estágio ideal, o seu quarto tem que estar escuro e sem barulho. Se lembre de investir em um colchão que tenha a densidade adequada para o seu peso e um travesseiro que estabilize a sua coluna no decorrer da noite.
 
Henrique Torres