Frutas imbatíveis que não podem faltar na sua dieta


Conheça as principais substâncias e os benefícios para o organismo

O consumo de frutas é ideal para uma alimentação equilibrada, quanto maior a variedade, mas nutrientes e vitaminas serão utilizados pelo organismo. Cores diferentes garantem maior quantidade de uma substância chamada de fitoquímicos, elemento essencial para a saúde.

Dentre as propriedades encontradas nas frutas, cada uma é responsável por determinado efeito ao organismo, o que torna o consumo de algumas mais importantes durante o dia a dia. De acordo com especialistas o ideal é consumir de três a cinco porções ao dia para garantir uma absorção equilibrada de nutrientes e fibras. O importante para proporcionar uma dieta rica e saudável é selecionar algumas das frutas mais importantes através de escolhas certas.

 

Confira algumas frutas que não podem faltar no seu cardápio:

 

Maçã para reduzir a fome e a sensação de inchaço

 

Especialistas explicam que todas as frutas são essenciais para diminuir a gordura, entretanto, algumas além de reduzir o mau colesterol, também contribuem para a saciedade, como exemplo a maça.

Uma das vantagens oferecidas pela maçã é a presença da pectina, uma espécie de fibra responsável por retirar a gordura do organismo. Especialistas alertam que o ideal é consumir a fruta com a casca, pois a película é a principal responsável por ficar mais tempo no estômago e agilizar o processo da retirada de gordura. A quantidade de potássio encontrada na maçã também é considerável, o nutriente é eficaz para retirada de sódio do organismo e com isso diminui a sensação de inchaço.

 

Abacate: fruta ideal para redução do colesterol

 

O abacate é rico em gordura monoinsaturada, a benéfica ao organismo, responsável por proteger os vasos sanguíneos e o coração contra doenças cardiovasculares, tromboses, e entupimento das veias. Especialistas alertam somente quanto ao valor calórico da fruta, e indicam o consumo de no máximo uma colher de sopa ao dia.

 

Banana: benéfica para combater a azia

 

A banana possui substâncias essenciais para a proteção das paredes do estômago, o que previne a aparição de gastrite e azia. Estudos realizados através da fruta indicam que o alimento possui uma substância chamada de flavoneoide, responsável pela prevenção de úlceras estomacais. Especialistas alertam somente quanto ao tipo de banana, a nanica, por exemplo, é rica em ácido e não é indicada para pessoas que sofrem de gastrite.

 

Limão para quem tem diabetes

 

A fruta é rica em ácido nicotínico, responsável por proteger as artérias e problemas cardiovasculares. O alimento também é responsável por diminuir a viscosidade do sangue e prevenir contra doenças como trombose.

 

Uva para retardar o envelhecimento das células

 

As frutas de cores vermelhas são as mais ricas em antioxidantes, são responsáveis por combater os radicais livres e com isso previnem o envelhecimento celular. De acordo com especialistas os antioxidantes presentes na casca e nas sementes são até 20 vezes maiores do que na vitamina C.

Juliana Rodrigues