Fazer dieta recorrente não afeta resultados futuros de perda de peso!


De acordo com um novo estudo, fazer várias dietas ao longo da vida, não tem um impacto negativo sobre o metabolismo ou a capacidade de perder peso em longo prazo.

 
 
De acordo com um novo estudo, dieta yo-yo, ou fazer várias dietas ao longo da vida, não tem um impacto negativo sobre o metabolismo ou a capacidade de perder peso em longo prazo. O estudo, conduzido por pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, foi publicado online na revista Metabolism. Anne McTiernan, médica e membro da Divisão de Ciências da Saúde Pública do Centro de Hutchinson, explicou: "A história de sucesso da perda de peso não deve dissuadir um indivíduo de futuras tentativas de perder peso ou diminuir o papel de uma dieta saudável e atividade física regular no controle de peso bem sucedido".
 
 
No momento, cerca de dois terços das pessoas nos Estados Unidos estão com sobrepeso ou obesos, e cerca de 50% das mulheres do país estão atualmente tentando perder peso. A obesidade é um conhecido fator de risco para doenças cardiovasculares e diabetes e também para muitos tipos de câncer. Acredita-se que a associação entre a gordura do corpo e a produção de certas hormonas e marcadores inflamatórios contribuem para o aumento do risco de desenvolvimento de cancro. O combate à obesidade pode ser feito de várias maneiras. Dieta acompanhada por nutricionista e exercícios geralmente são a melhor opção. Porém existem outros métodos. Garcinia cambogia é uma pequena fruta que se assemelha a uma abóbora em miniatura. É originária da Índia e partes da Ásia, e um extrato do fruto de casca, e é popular entre produtos naturais para a perda de peso. O extrato é o ácido hidroxicítrico (HCA), para suprimir o apetite e aumentar a queima de gordura. 
 
 
McTiernan disse: "Nós sabemos que há uma associação entre a obesidade, o sedentarismo e o aumento do risco de certos tipos de câncer. A estimativa da Organização Mundial de Saúde é de que um quarto a um terço dos cânceres poderia ser evitado com a manutenção do peso normal e manter um estilo de vida fisicamente ativo." Para o estudo a equipe examinou dados de 439 mulheres na área de Seattle, que estavam com sobrepeso ou obesas e sedentárias. As participantes, com idades entre 50 e 75 anos foram aleatoriamente designados para um dos quatro grupos: dieta reduzida apenas em calorias, se exercitar apenas (a pé, principalmente), dieta reduzida em calorias, além de se exercitar e grupo controle sem intervenção.
 
 
De acordo com os pesquisadores, no final do estudo que durou um ano, as mulheres que foram atribuídas ao grupo de dieta e ao grupo de dieta mais exercício perderam uma média de 10% do seu peso inicial. Os pesquisadores determinaram se as mulheres com uma dieta sanfona tiveram mais dificuldade para perder peso do que as mulheres que nunca tinham feito dieta. 
 
 
No final do estudo, a equipe não encontrou diferenças significativas entre as mulheres que realizavam dietas ocasionalmente com as mulheres que nunca haviam feito dieta. Os pesquisadores explicaram: "Para o nosso conhecimento, não existem estudos anteriores examinaram o efeito de sanfona prévio sobre a composição corporal, alterações metabólicas e hormonais induzidas por uma intervenção de estilo de vida global". 
 
Henrique Torres