Estudo Mostra que Almoçar Cedo Ajuda a Emagrecer


O tempo de ingestão de alimentos pode desempenhar um papel significativo no regulamento de peso

Estudo Mostra que Almoçar Cedo Ajuda a Emagrecer

 

Para a sua investigação, Scheer e colegas analisaram dados sobre 420 pessoas obesas que participaram de um programa de perda de peso de 20 semanas em Múrcia, Espanha, onde a principal refeição do dia nesta região mediterrânica é o almoço. Para essa população, o almoço também é responsável por cerca de 40% da ingestão calórica diária.

 

Cerca de metade dos participantes eram do sexo feminino, sua idade média foi de 42, e cerca da metade almoçou cedo. Os pesquisadores descobriram que aqueles que almoçaram cedo perderam significativamente mais peso do que aqueles que comeram tarde. Os que almoçaram mais tarde também mostraram uma taxa muito mais lenta de perda de peso e uma menor taxa estimada de sensibilidade à insulina, que é um conhecido fator de risco para o diabetes.

 

O estudo também analisou outros fatores que podem influenciar a perda de peso, por exemplo, o total de calorias consumidas, queimadas de energia, níveis de apetite, hormônios leptina e grelina, a quantidade de sono e a presença do gene de relógio (que tem sido associada à dificuldade em perder peso).

 

Os investigadores encontraram diferenças significantes entre os dois grupos quando eles levaram esses fatores em consideração. O calendário de outras refeições, que eram muito menores do que o almoço, também fez pouca diferença para a taxa e a quantidade de perda de peso.

 

A autora do estudo, Marta Garaulet, professora de Fisiologia na Universidade de Múrcia, diz que seus resultados mostram que o tempo de ingestão de alimentos pode desempenhar um papel significativo no regulamento de peso em humanos, e nos programas de perda de peso.

Henrique Torres