É o exercício um tratamento para a depressão clínica?


Uma pesquisa mostrou que o exercício é um tratamento eficaz, mas muitas vezes subutilizado para depressão leve a moderada.

 
 
Uma pesquisa mostrou que o exercício é um tratamento eficaz, mas muitas vezes subutilizado para depressão leve a moderada. Há tipos de exercícios que são melhores para a depressão? Parece que qualquer forma de exercício pode ajudar a depressão. Alguns exemplos de exercícios moderados incluem:
 
 
1. Bicicleta;
2. Dança;
3. Jardinagem;
4. Golf (caminhar em vez de usar o carrinho);
5. Trabalho doméstico, especialmente varrer, esfregar, ou aspiração;
6. Movimentar-se em um ritmo moderado;
7. Exercício aeróbico de baixo impacto;
8. Jogar tênis;
9. Natação;
10. Caminhada;
11. Ioga.
 
 
Um forte apoio social é importante para as pessoas com depressão, e juntar isso a uma aula de ginástica de grupo pode ser muito benéfico. Ou você pode se exercitar com um amigo ou o seu parceiro. Ao fazer isso, você vai se beneficiar da atividade física e do conforto emocional, sabendo que os outros são favoráveis a você.
 
 
A maioria das pessoas não tem problemas em iniciar um programa de exercícios sem verificar com um profissional de saúde. No entanto, se você não tiver se exercido em um grande período de tempo, tiver mais de 50 anos de idade, ou ter uma condição médica, como diabetes ou doença cardíaca, contate o seu médico antes de iniciar um programa de exercícios.
 
 
Antes de começar um programa de exercícios para a depressão, aqui estão algumas perguntas que você deve considerar:
 
 
1. Quais as atividades físicas que eu gosto?
2. Eu prefiro atividades grupais ou individuais?
3. Quais os programas que melhor se adequam a minha agenda?
4. Não tenho condições físicas que limitam a minha escolha de exercício?
5. Quais são as metas que eu tenho em mente? (Por exemplo: emagrecer, fortalecer os músculos, melhorar a flexibilidade, ou melhorar o humor)
 
 
Quantas vezes devo me exercitar para aliviar a depressão? Tente se exercitar pelo menos por 20 a 30 minutos, três vezes por semana. Os estudos indicam que o exercício realizado quatro ou cinco vezes por semana é ainda melhor.
 
 
Se acalme se você está apenas começando. Comece a se exercitar por 20 minutos. Depois, você pode aumentar para até 30 minutos ou mais. Mas comece devagar e vá aumentando com o tempo!
Henrique Torres