Dores constantes nas articulações podem ser evitadas com alguns cuidados diários


Conheça precauções diárias que podem prevenir a evolução das dores em doenças mais graves.

 
As inflamações nas juntas e articulações, é caracterizada por constantes dores e inchaços que por vezes, nos impedem de realizar as atividades diárias. Essas dores crônicas, atingem mais de 15 milhões de pessoas no Brasil e se não for tratada, pode evoluir para doenças graves como artrite ou osteoartrite
 
Os sintomas se manifestam em qualquer faixa etária. Especialistas em ortopedia orientam que se as inflamações e inchaços nas articulações surgirem sem motivos aparentes, aplicar calor ou gelo na região da dor, pode aliviar as crises. O medicamento Dexametasona também é muito indicado nestes casos. Por outro lado, se a dor não diminuir, o mais recomendado é agendar uma consulta som seu médico para realizar exames e determinar se existe ou não problemas mais sérios. 
 
Contudo, existem cuidados básicos que podem prevenir a evolução das dores para doenças graves no futuro. Pensando nisso, preparamos uma relação de cuidados diários que podem te ajudar:
 
- Mantenha o peso ideal
A obesidade pode alterar diversas funções do nosso organismo, principalmente a pressão sobre as articulações. Segundo especialistas, estar acima do peso normalmente está associado com hábitos sedentários e músculos menos tonificados, o que favorece a sobrecarga das articulações. Adotar uma dieta saudável e equilibrada é fundamental para manter as articulações fortes. 
 
- Invista em vitaminas e minerais
Optar por dietas ricas em cálcio e vitamina D, é fortalecer os ossos e manter as articulações saudáveis. Prefira alimentos como leite e seus derivados, couve e espinafre. Quando associados, o cálcio e a vitamina D auxiliam na redução dos desgastes das articulações e previnem problemas como artrose e osteoporose.
 
- Pratique atividades físicas
A prática de exercícios físicos é fundamental para manter as articulações saudáveis. Além disso, os exercícios que fortalecem os músculos reduzem a sobrecarga das articulações e promovem o alívio das tensões e dores. Especialistas recomendam os exercícios de baixo impacto, como caminhada, bicicleta ou natação. 
 
- Procure alongar-se regularmente
Os alongamentos devem ser incorporados na rotina de quem sofre com dores nas articulações. Especialistas alertam para a importância de realizar alongamentos para manter o corpo flexível e os movimentos das articulações saudáveis. 
 
Faça boas escolhas, adote um estilo de vida saudável e pratique exercícios físicos diariamente, assim além de garantir uma qualidade de vida e bem-estar, você estará se prevenindo do risco de doenças nas articulações. Se as dores e inflamações persistirem, consulte o medicamento Dexametasona, um anti-inflamatório muito recomendado por especialistas em ortopedia.