Você conhece a dieta DASH?


Essa dieta é recomendada para prevenir problemas do coração como a hipertensão

Milhares de pessoas no mundo sofrem com problemas cardiovasculares e o mais preocupante é que os sintomas de problemas cardíacos são em sua maioria silenciosos. Há uma dieta americana conhecida como DASH cujo significado em português é: Abordagem Dietética para Parar a Hipertensão.

O intuito inicial dessa dieta era beneficiar pessoas com hipertensão arterial, mas trata-se de uma dieta que traz diversos benefícios à saúde e que pode ser praticada inclusive, por pessoas que não sofram do problema.

O que compõe a dieta DASH?

O ponto mais importante dessa dieta é diminuir a quantidade de sal (sódio) na alimentação, responsável direto pelo aumento da pressão arterial. Não é o só o sal propriamente dito que contém ou representa o sódio. Condimentos, queijos, presunto, biscoitos recheados, refrigerantes, sucos industrializados, entre outros. Aliás, bebidas doces como é o caso do refrigerante e alimentos como biscoitos recheados também contêm em sua fórmula sódio.

Outro fator essencial na dieta DASH é o controle da quantidade de gorduras na dieta, isso mesmo, o máximo de calorias provenientes de gorduras saturadas considerado normal é de 10%. Esse tipo de gordura está presente nas frituras, na maioria das guloseimas, em alimentos ricos em conservantes, entre outros. O ideal é suprir a necessidade de gorduras do organismo com gorduras mais saudáveis. Prefira as carnes magras grelhadas, peixes como salmão e sardinha, sementes oleaginosas, aliás, os peixes em sua maioria e as sementes oleaginosas oferecem ao organismo a substância ômega 3, importante antioxidante que age protegendo a saúde do coração e do sistema nervoso. Alimentos ricos em colesterol devem ser evitados, como é o caso dos ovos, manteiga, entre outros alimentos.

Essa dieta deve concentrar quantidade considerável de frutas e vegetais, o que varia de 4 a 5 porções desses dois grupos de alimentos ao dia. Isso se deve à grande quantidade de antioxidantes presentes nesses alimentos, importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares e até mesmo para o perfeito funcionamento do metabolismo, responsável direto pela queima de calorias no organismo, o que quer dizer que seguir essa dieta ajuda a emagrecer.

Os laticínios devem ser consumidos na versão magra (leite desnatado, queijos magros, iogurte desnatado, entre outros). Esses alimentos possuem proteínas e cálcio, substâncias importantes para baixar a pressão sanguínea, assim, consumir esses alimentos auxilia pessoas que sofrem de hipertensão arterial. Alimentos integrais são ricos em fibras e por isso também compõem a dieta DASH, as fibras melhoram a circulação sanguínea e previnem o entupimento de veias, além de provocarem sensação de saciedade, importante até mesmo para controlar a fome e o peso.

Quando se fala em prevenção de problemas do coração é impossível não repensar a dieta. Praticar atividades físicas moderadas pelo menos três vezes por semana é recomendado.

Daiana Barasa