Dicas para ser mais concentrado e produtivo


Organize suas tarefas e abandone hábitos distrativos

Ter atenção e foco hoje em dia requer bastante esforço. A todo o momento estamos caindo em distrações, seja por telefones, e-mails, internet ou aplicativos do celular. Já sentiu aquela sensação do dia ter acabado e você praticamente nada fez? Para evitar esse acontecimento podemos criar algumas prioridades no dia a dia e reorganizar as nossas tarefas, seja com o auxílio de uma agenda, ou mesmo mentalmente isso é possível.

Programe como será o seu dia seguinte e quais serão as suas prioridades. Veja essas dicas para tornar o seu dia mais produtivo:

Divida as tarefas

Quando existir diversas tarefas pré-estabelecidas organize de acordo com a prioridade de cada uma. Conforme for finalizando cada atividade você pode dar um tempo curto de descanso para relaxar a mente e renová-la para a próxima execução.

Identifique o seu momento mais produtivo

Cada um de nós tem um momento do dia que consegue ser mais produtivo. Alguns dizem pela manhã, outros após o café e assim por diante. Há pessoas autônomas que inclusive preferem trabalhar de madrugada, pois o há o silêncio e também suas vantagens. Veja qual seria o seu momento mais produtivo e aproveita para realizar as atividades mais importantes que requerem tempo e concentração.

Deixe de lado redes sociais e aplicativos que possam te distrair

Deixar um pouco de lado essas ferramentas de comunicação te ajudará a ter mais foco no que estiver executando. Avise aos familiares e amigos que está ocupado, em determinado momento irá precisar ficar indisponível para focar em suas tarefas.

Os descansos também são necessários

Ao realizar uma tarefa que exigiu bastante do seu tempo e atenção, uma pausa para um cafezinho ou mesmo uma automassagem irá ajudar a relaxar. Levante-se da cadeira, caminhe um pouco e coma algo para renovar o seu organismo.

Invista na alimentação adequada

Alguns alimentos podem ajudar inclusive a manter uma melhor concentração, como os carboidratos encontrados nos pães e bolachas, proteínas, como frango grelhado, peixes, e lacticínios desnatados, iogurtes e leite. Fontes de ácidos graxos também beneficiam a mente, encontramos no óleo de azeite, noz, abacate e outros. 

Juliana Rodrigues