Dicas importantes para dormir melhor


Noites mal dormidas podem resultar em inúmeros problemas de saúde

Suas noites de sono têm sido ruins? Você tem se sentido indisposto no dia a dia, sem contar naquele sono que surge em determinado momento do dia? Isso quer dizer que você está dormindo mal.

As necessidades de sono podem variar de 6 a 8 horas, para se saber de quantas horas você precisa, o teste é simples: deve-se dormir e acordar sem despertador, o que vale é o primeiro momento em que se acorda, o que quer dizer que continuar dormindo depois, não contará como horas essenciais.

A deficiência de sono pode aumentar as chances de doenças cardíacas e de obesidade. Já dormir bem, pode trazer inúmeros benefícios, melhora o humor, a produtividade, a capacidade de manter o foco, entre outros. 

Mas o que pode ser feito para a conquista de noites de sono melhores?

Se policie – Vale anotar no papel como estava o humor e hábitos antes de dormir e como é a produtividade ao acordar. Anotando e depois analisando, perceberá quais os hábitos têm resultado em noites mal dormidas.

Ritual – Procure não usar a cama para algo que não seja dormir. Antes de finalmente se deitar, coloque uma roupa confortável e desligue todos os aparelhos eletrônicos.  Procure dormir e acordar todos os dias no mesmo horário.

Acertar os ponteiros com o sono – Se os horários em que dorme estão desregulados, será importante dormir menos em um dia para que se consiga acertar o horário do descanso. 

Sonecas – Quem dorme mal, geralmente não resiste a uma hora de sono durante a tarde, mas é importante evitar ao máximo esse hábito.

Cabeça relaxada – Muitas pessoas sofrem de ansiedade e quando vão para cama não param de pensar no que será o dia de amanhã ou no que ocorreu ontem, enfim, é importante se desligar totalmente no momento de dormir. 

Chás relaxantes – Antes de dormir, pelo menos meia hora antes, tomar um chá relaxante pode ser indicado (camomila e cidreira são os mais recomendados). Evite ao máximo a ingestão de cafeína depois das cinco horas da tarde.

Quando nada resolve – Se nada do que fizer solucionar o problema, é importante procurar auxílio médico, a privação de sono em longo prazo resulta em problemas de saúde mais sérios.

Procure regularizar seu sono e verá os incríveis benefícios à saúde física e mental.

Fonte

6 dicas para ter hábitos de sono mais saudáveis. Revista Galileu.

 

Daiana Barasa