Cuidados essenciais com a coluna


Mude alguns hábitos cotidianos e sinta a diferença

Segundo estudos recentes, a cada no ano no Brasil ocorrem aproximadamente 70 novos casos de problemas de coluna por milhão de habitantes, o que representa aproximadamente 11.500 novos casos ao ano. E só aqueles que sofrem do problema sabem o quão difícil é conviver com este mal, afinal, o que pode ser feito? Quais ações podem ser tomadas para prevenir problemas na coluna ou para tratar o problema já existente?

No dia a dia muitas pessoas praticam hábitos que colocam a saúde da coluna em risco e nem sequer se dão conta disso. Pequenas ações podem diminuir a incidência de lesões na coluna, que ações são essas?

É fundamental se preocupar com a postura e é sempre tão instintivo que quase não paramos para pensar nisso. No momento de lavar a louça, por exemplo, é indicado ter um banquinho por perto para apoiar um dos pés, esse recurso auxilia para que a coluna seja mantida ereta.

Se precisar mudar algum móvel de lugar, tome cuidado, peça auxílio, os joelhos devem ser flexionados e os pés afastados, muitas lesões na coluna ocorrem por pequenos erros cotidianos como esse.

Quem sofre de problemas na coluna podem encontrar no simples ato de estender roupas no varal, um inimigo. É importante não se esticar excessivamente, vale deixar os varais em uma altura de fácil acesso.

No momento de dormir, algumas posições podem colocar em risco a coluna, quem nunca acordou com dores algum dia após uma noite de sono? Algumas posições, como dormir de bruços, não são indicadas. A posição mais recomendada é de lado, com um travesseiro entre os joelhos, essa posição auxilia para que a coluna se mantenha ereta.

Aqueles que trabalham em frente ao computador devem prestar muita atenção na postura, é importante manter as costas no encosto da cadeira, os braços da cadeira devem ser ajustados de maneira que permitam que os cotovelos possam ser acomodados. 

Calçar os sapatos também é um hábito cotidiano que precisa ser repensado, é importante sentar em uma cadeira e cruzar uma perna sobre a outra para calçar o sapato. Preste atenção na posição da coluna nesse momento, deve estar ereta.

Realizar alguma atividade física moderada ao menos três vezes por semana é indicado, a modalidade aeróbica, com ênfase na caminhada, pode ser explorada, vale lembrar que o calçado deve ser apropriado para a prática do exercícios, tênis que tenham um bom amortecedor são indicados. Realizar um correto alongamento e aquecimento é fundamental, aliás, é importante seguir a orientação de um educador físico habilitado para a prática de exercícios.

Exercícios aquáticos como a natação também costumam auxiliar, pois diminuem o impacto sobre as articulações e sobre a coluna, o risco de lesões durante a prática é mínimo. 

Cuide da postura, cuide da coluna, ganhe em qualidade de vida.

 

Daiana Barasa