Correr ou Andar – o que é Melhor?


Ambos trazem os mesmos benefícios à saúde, segundo pesquisadores. Veja!

Uma pesquisa realizada pelo Dr. Paul T. Williams, cientista da equipe do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, Divisão de Ciências da Vida, em Berkeley, Califórnia, mostrou que caminhar pode reduzir o risco de uma pessoa com diabetes, pressão alta e colesterol alto, tanto quanto correr.
 
 
Os resultados da pesquisa mostraram que:
 
 
1. O risco para hipertensão sofreu redução de 4,2% correndo e 7,2% andando.
2. O risco para colesterol alto foi reduzido de 4,3% correndo e 7% andando.
3. O risco para diabetes foi reduzido de 12,1% correndo e 12,3% andando. Diabetes pode ser tratada pelo medicamento Victoza.
4. O risco de doença cardíaca coronária foi reduzido de 4,5% correndo e 9,3% andando.
 
 
Williams revelou: "Caminhar pode ser uma atividade mais sustentável para algumas pessoas, quando comparados à execução, no entanto, aqueles que escolhem correr acabam exercendo o dobro do que aqueles que escolhem andar. Este é provavelmente o motivo de o porquê eles podem fazer duas vezes mais em uma hora".
 
 
Os participantes do estudo tinham entre 18 e 80 anos de idade, a maioria na faixa dos 40 e 50 anos. Vinte e um por cento dos caminhantes e 51,4% dos corredores eram do sexo masculino. Um estudo de 2012 indicou que o exercício regular na meia-idade protege o coração.
 
 
"As pessoas estão sempre procurando uma desculpa para não se exercitar, mas agora elas têm uma escolha simples para correr ou a andar e investir na sua saúde futura", disse Williams. Um relatório do início deste ano descobriu que a melhor maneira de economizar energia e manter a resistência é alternar entre andar e correr.
 
Henrique Torres